Banpara bio maio
TCE evento STM

Denúncias de supostos assédio moral e violência verbal se avolumam contra examinador do Detran em Santarém

Portal OESTADONET - 03/05/2024

Imagem ilustrativa de prova prática de trânsito -

Um servidor do Departamento de Estado de Trânsito (Detran), lotado na 1ª Circunscrição Regional de Trânsito (1ª Ciretran), em Santarém, no oeste do Pará, vem sendo denunciado à Corregedoria do órgão por supostos crimes de assédio moral e violência verbal desde o mês de março deste ano. A informação foi apurada pela reportagem do Portal OESTADONET junto a uma fonte do órgão, sediada na capital do estado.

 

Segundo a reportagem apurou, já são seis encaminhamentos de denúncias em desfavor do examinador. Uma nova denúncia teria sido apresentada esta semana. Até o momento, se sabe apenas que a corregedora do órgão, Jucirene Araújo, instou o suspeito a explicar as situações relatadas pelos denunciantes, sem abertura de Processo Administrativo Disciplinar(PAD), por enquanto.

 

Para piorar a situação de Elenilson Salvino, uma candidata à habilitação para direção de veículo fez o registro de uma denúncia de suposto assédio moral e sexual, na tarde do último dia 26 de abril, através da Delegacia Virtual da Polícia Civil do Pará. 

 

A reportagem teve acesso ao Boletim de Ocorrência Policial de nº 00277/2024.157434-5, onde nele a vítima relata o suposto assédio. Segundo consta no documento, no dia 26 de abril, a mulher foi fazer o exame para tirar a CNH e neste dia, o examinador Elenilson Salvino passou a constrange-la de todas as formas. Ela conta que havia sido avisada do comportamento do servidor, que nas aulas teóricas, em sala de aula, sempre pede o número das candidatas. A mulher contou que no dia do exame, ela percebeu que ele ficou olhando para o corpo dela, causando desconforto.

 

Ela disse que diante dessa situação entregou a ficha na mão de outro examinador, tudo para evitar qualquer interação com Elenilson. 

 

Apesar disso, quando foi na hora de iniciar o exame, Elenilson entrou na sala e pegou a ficha da suposta vítima, apesar de terem outros alunos também para fazerem o exame com ele.

 

A mulher relata no Boletim de Ocorrência Policial que entrou em contato com o diretor do Detran que teria informado existirem diversas denúncias sobre o mesmo caso. 

 

A mulher descreve que teve que fazer o boletim virtual porque, segundo a vítima, na Delegacia da Mulher "não quiserem registrar a denúncia". Ela teria sido informada, na ocasião, que não haveria crime com base em seu relato. A polícia teria ignorado o fato de a vítima ter se sentido constrangida e humilhada.

 

A mulher relatou estar sofrendo uma série de perseguição, importunação e assédio nas redes sociais, o que configuraria, segundo a denunciante, o crime de stalking, que teria sido praticado por Elenilson.

 

Esses episódios teriam começado depois que a vítima iniciou o procedimento para tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O servidor, depois que descobriu o nome da mulher, teria começado a persegui-la nas redes sociais, segundo consta no B.O virtual.

 

O Portal OESTADONET apurou que o servidor denunciado é Elenilson Silva, técnico da área de informática que passou à condição de examinador. A reportagem confirmou junto ao Departamento Estadual de Trânsito que houve de fato a denúncia de assédio contra o servidor público.

 

O Portal OESTADONET entrou em contato com Elenilson para que ele contasse a sua versão do caso. Por mensagem via Whatsapp, ele disse a mulher fez o BO virtual e que lá, ela poderia fazer e escrever o que quisesse. O examinador sugeriu uma conversa pessoal com a reportagem, mas até o fechamento desta matéria, não foi possivel realizá-la.

 

Ele afirma que as denúncias não são verdadeiras e que está sendo vítima de uma história falsa, que está causando muitos estragos à sua vida profissional e pessoal.

 

Elenilson destaca que na delegacia não aceitaram a denúncia da mulher pois os argumentos não se caracterizaram crime e que não é verdade o que a suposta vítima afirma.

 

A reportagem está de posse dos prints da troca de mensagem com Elenilson, mas não irá mostrá-los nesta matéria em respeito ao direito à privacidade das comunicações.




  • Imprimir
  • E-mail