BANPARÁ BIO 2
Alfabetiza junho

Advogado e escritor oriximinaense lança livro: Breve Introdução à Vida e Obra de Carlos Maria Teixeira

Portal OESTADONET - 30/04/2024

João Bosco Almeida e o livro sobre expedicionário português - Créditos: Divulgação

 

 

Em 1861, quando o português Carlos Maria Teixeira deixou Lisboa, a bordo do brigue Ligeiro 2º, não imaginava o que ia encontrar pela frente. O jovem luso desembarcou, no ano seguinte, em Belém, no Pará. Da capital paraense, ele seguiu para Óbidos. A ‘fuga’ para o Brasil lhe reservaria muitas surpresas e desafios. Carlos Teixeira veio para o Brasil explorar novos horizontes no ‘Novo Mundo’. 

 

Na cidade obidense, o jovem Carlos Maria Teixeira se aventurou como caixeiro viajante, destino da maioria dos imigrantes europeus e nordestinos arribados para as grandes barrancas do rio Amazonas. Em 1860, Oriximiná ainda era território de Óbidos. E foi na região do rio Trombetas, que Carlos teve atuação destacada. De lá pra cá só aumentam as menções ao nome desse jovem comerciante português que na época do regime imperial muito contribuiu para o desenvolvimento econômico da região, em suas várias atividades comerciais desde o entreposto de lenha, a exploração do fabrico da castanha do Pará, do estaleiro de fabricação de igarités, venda de pranchas de itaúba, comércio de estivas, padarias, dentre outras como criação de gado.

 

Esse é só um breve resumo da fascinante história que está contada em 207 páginas do livro ‘Breve Introdução à Vida e Obra de Carlos Maria Teixeira’, do escritor João Bosco Almeida, impressa pela Editora Olho de Gato em Orlando, Flórida, EUA. O lançamento do livro acontece nesta quarta-feira (1), no auditório da Prefeitura Municipal de Oriximiná.

 

Na ocasião, haverá a apresentação do busto de Carlos Maria Teixeira junto com o lançamento do livro de João Bosco Almeida. A obra, traz à luz uma narrativa enriquecedora sobre Carlos Maria Teixeira, um empreendedor visionário cuja vida e legado são fundamentais para compreender o desenvolvimento econômico, social e cultural de Oriximiná.

 

O livro é resultado de uma pesquisa meticulosa realizada por Almeida, que dedicou mais de 5 anos estudando, coletando documentos históricos e ouvindo relatos orais para construir uma narrativa detalhada da trajetória de Teixeira desde sua chegada ao Brasil vindo de Portugal até sua influência duradoura na região do Rio Trombetas. Com uma abordagem detalhada, o autor divide a obra em três volumes cruciais, explorando não apenas os empreendimentos comerciais de Teixeira, mas também sua vida social, política, e o legado deixado para suas gerações futuras.

 

João Bosco Almeida é autor das obras ‘Kondurilândia’, ‘De Volta às Florestas do Trombetas’, e o último lançado em 2023, ‘Trombetas’, e traz neste livro uma abordagem única, mesclando o rigor da pesquisa histórica com a riqueza da tradição oral da região, proporcionando uma leitura fascinante e educativa. Almeida não apenas narra a história de um homem mas também retrata o desenvolvimento de uma comunidade e sua evolução ao longo dos anos na passagem do século XIX até a segunda década do século XX.

 

A obra promete ser um marco cultural para Oriximiná e o reconhecimento de uma figura histórica importante para a cidade e para a região.

 

O livro "Breve Introdução à Vida e Obra de Carlos Maria Teixeira" é uma leitura obrigatória para todos aqueles interessados na história do Pará e no legado das pessoas que moldaram o destino de suas comunidades. Este trabalho não apenas presta homenagem a Carlos Maria Teixeira mas também inspira gerações futuras a valorizar a rica história e cultura de Oriximiná.

 

O autor:

 

João Bosco Almeida é advogado e autor oriximinaense, membro da cadeira nº 8 da Academia de Letras e Artes de Oriximiná. Com uma dedicação profunda à pesquisa e escrita sobre a história e cultura de sua terra natal, Almeida é um dos mais notáveis cronistas da região, cujo trabalho continua a enriquecer o conhecimento histórico e cultural do Pará.




  • Imprimir
  • E-mail