Banpara bio maio
TCE evento STM

Curso de medicina: Prefeitura de Santarém vai assinar termo de compromisso com a UFOPA

Portal OESTADONET - 22/04/2024

Reunião da administração superior da UFOPA com prefeito Nélio Aguiar - Créditos: Reprodução/redes sociais

A Prefeitura de Santarém, no oeste do Pará, vai assinar um termo de compromisso com a Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), disponibilizando as dependências do Hospital Municipal e Unidade de Pronto Atendimento (UPA), 24 Horas, além da rede de unidade básica de saúde à disposição da instituição de ensino para que seja possibilitada a criação do curso de medicina. 

 

O ato é mais uma etapa da implantação do curso desde que a Comissão de Acompanhamento e Monitoramento de Escolas Médicas (Camem), vinculada ao Ministério da Educação (MEC), emitiu parecer favorável à implantação do curso de medicina da Ufopa, a ser vinculado ao Instituto de Saúde Coletiva (Isco).

 

O curso irá ofertar 40 vagas todos os anos.

 

Naquela ocasião, foram avaliados quatro dimensões: recursos humanos e financeiro, infraestrutura, projeto pedagógico do curso e relação ensino-serviço.

 

Na manhã da última sexta-feira (19), o prefeito Nélio Aguiar recebeu a professora Aldemise Xavier, reitora da Ufopa, a professora Solange, vice-reitora da UFOPA, juntamente com demais professores e membros também da Câmara de Ensino. O tema do encontro foi o apoio do município à instituição no processo de implantação, da criação do curso de medicina na Ufopa.

 

Segundo o prefeito, o processo já está bem avançado e com o apoio da Prefeitura, espera-se que as próximas etapas sejam superadas para que a instalação do curso. 

 

Nélio informou que a Prefeitura está inteiramente à disposição, apoiando esse projeto, sendo parceira desse projeto. 

 

“Nós vamos assinar um termo de compromisso com a Universidade Federal Oeste do Pará, colocando o Hospital Municipal, a UPA e toda a nossa rede de unidade básica de saúde à disposição da nossa Universidade Federal Oeste do Pará, para que possibilite realmente a criação do tão sonhado e tão esperado curso de medicina numa Universidade Pública”, disse o prefeito.




  • Imprimir
  • E-mail