Banpara energia solar


Usina da Paz em Santarém vai ter nome do bispo Dom Tiago Ryan

Portal OESTADONET - 12/04/2024

O então Bispo Dom Tiago, em visita ao seminário São Pio X - Créditos: Blog Sidney Canto

 

 

A futura Usina da Paz, que está sendo construída no bairro Salvação, em Santarém, no oeste do Pará, depois de pronta e inaugurada, vai ser denominada de Usina Dom Tiago Ryan. O governador do Pará, Helder Barbalho, sancionou a lei nº 10.461 de 11 de abril de 2024, instituída pela Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), de autoria da deputada Maria do Carmo(PT), que denomina a unidade na Pérola do Tapajós, com o nome do bispo emérito da Arquidiocese de Santarém.

 

O ato do chefe do Executivo Estadual está publicado na edição desta sexta-feira (12), do Diário Oficial do Estado (DOE). A nova Usina da Tapajós está sendo construída pelo governo Estado e está localizada na avenida Pirelli, próximo à rodovia Fernando Guilhon, no bairro Salvação.

 

A unidade vai beneficiar mais de moradores do município que vão dispor da estrutura e dos serviços gratuitos oferecidos pelo moderno complexo multifuncional.

 

No tota, serão mais de 80 serviços gratuitos, disponibilizados pelos órgãos e entidades parceiras do Estado, como espaços para atividades esportivas; salas de audiovisual e inclusão digital; atendimento médico e odontológico; consultoria jurídica; emissão de documentos; ações de segurança; capacitação técnica e profissionalizante; espaço multiuso para feiras, eventos e encontros da comunidade. 

 

Também haverá espaços para cursos livres e de dança, teatro, robótica, artes marciais, musicalização e biblioteca.

 

Dom Tiago Ryan
 

O bispo emérito da Arquidiocese de Santarém, Dom Tiago Ryan, que dará nome à Usina da Paz no município, nasceu em Chicago (Estados Unidos), em 17 de novembro de 1912. Ele ingressou na Ordem dos Frades Menores, a 19 de agosto de 1931. Em 24 de junho de 1938, foi ordenado em Teutópolis. Em 25 de junho de 1943, chegou à Prelazia.

 

Nomeado Delegado Provincial dos PP. Franciscanos. 1954. Foi nomeado Vigário-Geral da Prelazia em 27 de setembro de 1957. 

 

Nomeado bispo titular do Margo e Prelado de Santarém, em 31 de janeiro de 1958. Foi sagrado Bispo em Chicago, no dia 09 de abril de 1958. Tomou posse de Prelazia, no dia 09 de julho de 1958. 

 

Eleito pelo Papa Paulo VI para Delegado da II Assembleia Episcopal Latino-americana Medellín, 1968. 

 

Dom Tiago foi eleito Bispo de Santarém em 04 de dezembro de 1979. Bispo Emérito da Diocese de Santarém em 27 de novembro de 1985. 

 

Ele faleceu em Chicago (EUA), no dia 12 de julho de 2002. Após ser velado nos Estados Unidos, foi transladado para Santarém em 19 de julho e sepultado na Catedral em 20 de julho de 2002.




  • Imprimir
  • E-mail