pms fev 2024 exploração sexual


Memória de Santarém: Propaganda, ameaça dos índios ( 1942 a 1947)

Lúcio Flávio Pinto - 11/02/2024

Rádio marca Zenith, modelo 1942 - Créditos: https://www.propagandashistoricas.com.br/

 

 

A ameaça dos índios.

 


Em 1947, alertado pelo prefeito de Itaituba, Benedito Correa de Souza, o governador Moura Carvalho ( foto abaixo ) retransmitiu ao chefe do Serviço de Assistência aos Índios a denúncia que recebeu. Os índios Carajás, localizados na região dos altos rios Xingu e Tapajós, estariam “ameaçando de massacre as populações daquela zona, tendo já raptado uma mulher”. A população estava “em sobressalto”, informou o prefeito.

 

 


 

 

O governador pediu “urgentes providências”, por considerar os índios Carajás “uma tribo errante e dada ao sequestro e a carnificina”.

 


São Raimundo vence São Francisco

 


Em novembro, o São Raimundo conseguiu interromper a série de partidas invictas do São Francisco no campeonato de futebol de 1947. A vitória foi convincente: 3 a 1. Norman (ou, talvez, Norman) com dois gols e Noronha fizeram os gols do São Raimundo. Silvino descontou para os azulinos. O juiz da partida foi Osmar Simões ( foto abaixo ).

 

 


 

 

O Jornal de Santarém formou a seleção da semana: Gerson, Chicó e Balão; Sabá. Valdomiro e Batista; Noronha, Nezinhi, Norma, Zémaria e Traça.

 

 


Anúncios na imprensa em 1942

 


* Negócio de ocasião. Ótima oportunidade para mobiliar casa. Vende-se: um rádio marca Zenith, modelo 1942, ultramoderno; uma mobília de macacaúba, de 12 peças, moderna; uma cadeira espreguiçadeira, último modelo; duas cadeiras tipo “avião”.

 

 


 

 

* Emídio Hoyos, carpinteiro e marceneiro habilitado, com 15 anos de prática, e dispondo de pessoal competente, oferece os seus serviços profissionais a quem interessar possa, como sejam: construções de prédios, consertos e reformas de toda natureza. Rua Floriano Peixoto (altos da Fortaleza).


* O Bar Mascote e os seus produtos: muitas vezes imitados, nunca alcançados. Fábrica de gelo, sorveteria, torrefação de café, salsicharia.

 

 


 

 

* Atenção, turma Recreativense! A Pernambucana recebeu casemira preta especial Aurora, exclusivamente para a turma alinhada do Centro Recreativo.


 

 

* Mlle. Dorinha Tavares de Souza, chegada recentemente da Capital, oferece os seus serviços profissionais a senhoras e senhoritas, como sejam: ondulação permanente, penteados, manicure, etc. Preços ao alcance de todos.


* A sinatria do presente, tendo que mandar celebrar uma missa com Réquiem, em sufrágio da alma do seu saudoso padrinho amigo, Dr. Antônio Alfredo da Justa, na manhã do dia 20 do corrente, às seis horas da manhã, no altar-mor da Igreja Matriz, convida a todos os amigos do inesquecível e pranteado clínico para assistirem a esse ato de piedade cristã, homenageando a uma memória benquista, que perdura no espírito de todos os santarenos. Mariinha Campos.


* Farmácia do Povo, de João B. Miléo – O proprietário desta conceituada casa avisa aos seus amigos e fregueses que devido à guerra na Europa os medicamentos subiram 80% nos preços, mas a Farmácia do Povo, no intuito de bem servir aos pobres desta terra, continua vendendo pelo preço de custo e por menos, se o freguês lhe exigir.

 

 

 


 

 

* A Primazia, o garboso barco-veleiro de Antero Paulo Costa, vem vindo. Chegará a 3 de outubro entrante e teremos cachaça da boa e açúcar moreno superior, tudo por preços baratíssimos. Eita, turma boa e amiga! “Ela, a querida Primazia, vem aí.


* Para dar nova organização ao seu ramo de negócios, a casa A Primavera resolveu vender todo o seu grande estoque de mercadorias abaixo do custo. Voiles lisos e estampados, chitas, cretones, levantines, morins – tudo para vender barato. Durante todo este mês a população de Santarém poderá aproveitar a oportunidade de comprar barato sedas lisas e estampadas, lindos padrões e linhos para homem.

 

 


 

 

* Sapataria Modelo executa com perfeição e acentuado gosto artístico qualquer encomenda. Certifique-se da verdade. Faça uma visita à Sapataria Modelo à travessa dos Mártires nº 4. Arte, primor e elegância.


* Clínica médica de adulto e criança do Dr. Bianor Teodósio. Consultório e residência na praça Monsenhor José Gregório, esquina com a rua João Pessoa, 1º andar.


* Casa 4$400, de Jaime Ribas – Grande sortimento de perfumarias, papelaria, brinquedos, louças, material elétrico, miudezas, etc. Rua João Pessoa, 8.


* Casa Veludo, de J. D. Veludo – Grossista de cachaça e vinhos, registrado sob o número 3. Importação direta de fazendas, estivas e miudezas.


* Casa Carneiro, de Carneiro & Irmão – Importadores e exportadores. Depositários de especial cachaça de Abaeté e Palhão. Completo sortimento de fazendas, estivas, miudezas, ferragens, artigos para sapateiros, cigarros do Rio, etc. Rua João Pessoa, 15.


* Palmeirinha. Vende potes, bilhas, moringas, apitos e tubos de barro para encanações.

 

 

 

LEIA EDIÇÕES ANTERIORES DE MEMÓRIA DE SANTARÉM CLICANDO AQUI




  • Imprimir
  • E-mail