pms fev 2024 exploração sexual


Hospital Municipal de Santarém já realizou mais de 250 cirurgias este ano

Portal OESTADONET, com informações da PMS - 09/02/2024

Créditos: Imagem ilustrativa

O Hospital Municipal de Santarém Dr. Alberto Tolentino Sotelo (HMS) retomou as atividades no Centro Cirúrgico e na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), gerando impactos positivos imediatos. Desde a reabertura do centro cirúrgico, em 21 de dezembro de 2023, o hospital já realizou mais de 330 cirurgias. Em 2024, foram realizadas 253 cirurgias de diversas especialidades

 

LEIA TAMBÉM: Tuberculose, hanseníase, HIV/aids e malária vão ter prevenção prioritária em 20 municípios paraenses; Santarém e Itaituba incluídos

 

Para o prefeito Nélio Aguiar, a revitalização das instalações e a ampliação dos serviços do HMS têm transformado positivamente a realidade da saúde em Santarém.

 

“Essa revitalização é um marco significativo para a saúde em nossa cidade. O HMS desempenha um papel crucial, e essas melhorias não só fortalecem a capacidade do hospital em atender à demanda, mas também refletem nosso compromisso com o bem-estar e a recuperação dos santarenos. Essas cirurgias representam não apenas procedimentos, mas vidas transformadas. Estamos proporcionando cuidados de qualidade e, com isso, contribuindo para a melhoria da saúde e a retomada da normalidade na vida das pessoas. É uma conquista coletiva da qual todos podemos nos orgulhar”, disse o prefeito Nélio Aguiar.

 

Entre os pacientes beneficiados por esses setores revitalizados está João Paulo, de 26 anos, vítima de um acidente de trânsito com capotamento em 30 de dezembro de 2023. Admitido no HMS grave com politraumatismo, ele foi prontamente encaminhado ao centro cirúrgico e, posteriormente, permaneceu 11 dias na UTI. João ressalta o otimismo da equipe multiprofissional que o atendeu.

 

“São pessoas que me acolheram de forma muito positiva, desde o pessoal da limpeza até a parte de clínico geral. Pessoas que me ajudaram bastante nesse período, principalmente na minha situação, que foi bem crítica. Então, depois desses 11 dias, eu vim para a enfermaria. Na clínica também sem igual. O atendimento, enfermeiras muito cordiais, pessoas que sabem ver a situação difícil do outro. Pessoas que me ajudam da melhor forma possível. Então, é o pensamento, minha opinião é sempre positiva do Hospital Municipal”, contou.

 

Ele também destaca a importância do atendimento recebido para sua recuperação. “Primeira vez que eu visito o hospital, infelizmente, nessa situação, mas de acordo com o tratamento que eu tive aqui de todos, estou me recuperando bem com a situação crítica que eu estava; foi um milagre. E esse milagre foi, justamente, a ajuda dos profissionais do Hospital Municipal”, disse emocionado.

 

As salas cirúrgicas, áreas pré e pós-anestésicas e a primeira fase da Ala das enfermarias da Clínica Cirúrgica também já estão em pleno funcionamento, bem como o tomógrafo, crucial para diagnósticos precisos, fortalecendo a capacidade do HMS em atendimentos.

 

Mais de 250 cirurgias em janeiro de 2024

 

No primeiro mês de 2024, foram realizadas um total de 253 cirurgias abrangendo diversas especialidades, como cirurgia geral, ortopedia e traumatologia, cirurgia vascular, neurocirurgia e otorrinolaringologia.

 

As equipes cirúrgicas do HMS realizaram um total de 4.610 cirurgias de pequeno, médio e grande porte em 2023, destacando-se nas especialidades de ortopedia, obstetrícia e cirurgia geral.

 

No dia 12 de janeiro, foi inaugurado o novo arco cirúrgico da instituição, fruto da parceria entre a Prefeitura de Santarém e o Ministério Público do Estado do Pará. Este instrumento de imagem médica de última geração é essencial para a realização de procedimentos cirúrgicos, permitindo a visualização de imagens de raios-X em tempo real. A chegada desse novo equipamento potencializa a capacidade do hospital em fornecer cuidados de saúde à população.

 




  • Imprimir
  • E-mail