Verão julho

Carretas itinerantes vão facilitar acesso ao CNH ‘Pai D’égua’; inscrição na região Oeste será de 06 a 15 de maio, listão dos aprovados dia 31 de maio

Portal OESTADONET - 11/01/2024

 

O programa CNH 'Pai D'égua', lançado esta semana pelo governo do Pará, vai beneficiar milhares de pessoas de baixa renda que desejam tirar a primeira Carteira Nacional de Habilitação. A iniciativa do governo democratiza o atendimento do Departamento de Trânsito do Estado (Detran), e facilita a vida daquele cidadão que nem sempre consegue acessar o serviço.

 

No oeste do Pará o período de inscrição será de 06 a 15 de maio. O listão dos aprovados será conhecido no dia 31 de maio. A matrícula ocorrerá de 10 a 19 de junho deste ano.

 

Programa CNH ‘Pai D’égua’ oferta 7 mil vagas para Santarém, Altamira e Itaituba; inscrições começam dia 06 de maio na região

 

Para garantir o acesso de todos os interessados, o Detran disponibilizará atendimentos nas 51 sedes das Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretran), com serviços ampliados e reforçados, alcançando, assim, um maior número de beneficiários que aderirem ao programa.

 

Em Santarém, Altamira e Itaituba, o percentual da ampla concorrência é de 60%, ou seja, 5.600 vagas. Para as pessoas com deficiência serão reservadas 10% do total de vagas: 560. As mulheres terão 1.680 vagas. 

 

Para a adição de categoria “A ou B” serão 700 vagas para Santarém, Altamira e Itaituba. A ampla concorrência é de 60% (420 vagas). Pessoas com deficiência terão disponíveis 70 vagas, mulheres 210. 

 

Para mudança de categoria “B” para “D” será um total de 700 vagas.

 

As pessoas interessadas em aderir ao programa devem ficar atentas aos prazos de inscrição e matrícula e aos locais onde terão que fazer as etapas de exames, que ocorrerão em suas respectivas Ciretrans. Porém, em caso de dificuldade de deslocamento a estes locais, o governo vai disponibilizar as carretas itinerantes do programa, que poderão ser acionadas para garantir o atendimento dentro do próprio município onde o candidato se inscreveu.

 

Segundo a diretora-geral do Detran, Renata Coelho, serão quatro carretas itinerantes disponibilizadas pelo Estado para atender o público selecionado para o programa. Os veículos vão seguir o cronograma de atendimento destinado para cada região de trânsito, conforme determinado no edital, que você confere acessando este link: https://cnhpd.detran.pa.gov.br. 

 

Nessas carretas itinerantes serão ofertados exames médico e psicotécnico, coleta biométrica, captura da foto e prova de legislação. "A carreta objetiva atender os candidatos aprovados no Programa, desde a matrícula até os procedimentos referentes à primeira e segunda fases, de forma rápida e com toda a estrutura necessária para que eles consigam dar prosseguimento ao processo de habilitação", explica Renata Coelho. 

 

O custo para tirar uma CNH hoje é bastante elevado. Além dos exames, as pessoas têm que passar também pelas autoescolas e os cursos também são altos. A oferta de 60 mil vagas é uma ajuda que chega em boa hora neste início de ano. 

 

O governador Helder Barbalho, no lançamento do programa, na última quarta-feira (9), reconheceu que existe essa dificuldade financeira das pessoas em dificuldade social obter o documento, sobretudo aquelas que desejam atuar como mototaxista ou motorista de aplicativos e outros veículos. 

 

As inscrições já começam no próximo dia 29 de janeiro, porém, apenas para os candidatos residentes na capital do estado. O cronograma para os demais municípios é diferente. No oeste do Pará, por exemplo, o período de inscriçãoserá de 06 a 15 de maio.

 

Os candidatos à primeira habilitação na categoria ‘AB), devem ficar atentos ao início das inscrições. Serão ofertadas para os municípios de Santarém, Altamira e Itaituba 7 mil vagas para 1ª CNH nas categorias ‘AB’. 

 

Estão aptos a se inscreverem, pessoas com 18 anos completos cadastradas no CadÚnico, nas modalidades de primeira habilitação, adição e mudança de categoria.

 

Os municípios contemplados na região foram: Região de Trânsito de Santarém, Altamira e Itaituba (Altamira, Anapu, Alenquer, Almeirim, Aveiro, Belterra, Brasil Novo, Curuá, Faro, Gurupá, Itaituba, Jacareacanga, Juruti, Medicilândia, Mojuí dos Campos, Monte Alegre, Novo Progresso, Óbidos, Oriximiná, Prainha, Placas, Porto de Moz, Rurópolis, Senador José Porfírio, Santarém, Terra Santa, Trairão, Uruará e Vitória do Xingu). 

 

Vale ressaltar que todo o processo de inscrição será feito de forma online, exclusivamente no site cnhpd.detran.pa.gov.br.




  • Imprimir
  • E-mail