pms março 2024 iptu
Banpara MARÇO 2024

Semed lança em maio edital de licitação da merenda para produtos da agricultura familiar

Sílvia Vieira, Repórter de O Estado do Tapajós - 16/04/2015

Está em fase de conclusão o edital de licitação que aSemed (Secretaria Municipal de Educação) lança no próximo mês de maio para aquisição de produtos da agricultura familiar que comporão o cardápio da merendaescolar da rede municipal de ensino.

Segundo Cláudia Regina Queiroz, da Divisão de Licitação da Semed, o primeiro edital foi impugnado por cooperativas que pretendiam participar do certame a fim de que fossem inseridas algumas mudanças, como o período para fornecimento dos produtos que antes encerrava em 31 de dezembro, independente de quando fosse assinado o contrato. No novo edital, o período definido para compra dos produtos é de 12 meses.

“Como os produtos da agricultura familiar sofrem variação de preços em função da safra e entressafra, estamos fazendo nova pesquisa de preços para fecharmos o edital e lançarmos a licitação”, informou Cláudia.

Toda e qualquer cooperativa pode participar da licitação, desde que possua DAP (Declaração de Aptidão ao Pronaf) individual dos produtores cadastrados, e as certidões negativas do FGTS e INSS.

No ano passado, sete cooperativas forneceram produtos da agricultura familiar para a Semed. São elas: Cooprusan,CoopromubelCooperexCooparuãCoopafsCoopboa eCoomaplas.

Entre os 36 produtos adquiridos da produção familiar para a merenda escolar em 2014, havia banana prata, banana verde, batata doce, milho, feijão, jerimum, couve, repolho, alface, farinha de tapioca, abacaxi, laranja e melancia.

De acordo com Jade Albarado, coordenadora da Divisão de Atendimento ao Educando, que cuida da distribuição da merenda escolar na rede municipal de ensino, em 2013, quando assumiu o desafio, houve muita resistência por parte das crianças em aceitar alimentos da agricultura familiar, principalmente entre os que estavam muitos acostumados aos produtos industrializados.

No início nós tivemos algumas dificuldades porque as crianças ainda não estavam acostumadas com esses produtos, mas a gente vem trabalhando com capacitações das merendeiras, principalmente nas creches, para que os cardápios aproveitem ao máximo as frutas e verduras e graças a Deus tem sido muito satisfatório pra gente. Em 2012 apenas 6% do recurso da merenda havia sido destinado aos produtos da agricultura familiar. No ano passado, destinamos 30% e para 2015 nosso investimento na aquisição desses produtos deve passar de 35%”, conta Jade.

Em 2013, apenas cooperativas forneciam produtos da agricultura familiar para a merenda escolar em Santarém. Atualmente são sete e o número pode ser ampliado através da licitação que acontece em maio.

Jade disse que há uma expectativa muito grande em relação há habilitação de cooperativas da na área de rios, que é onde a Semed enfrenta dificuldade devido à logística. Nossa intenção era comprar dos produtores da região de rios para eles entregarem no local, porque hoje eles vêm trazer o produto aqui e depois esse produto tem que voltar para atender as escolas. O desafio é grande, mas a gente está conseguindo”, ressalta.

Para tornar a merenda escolar com produtos da agricultura familiar mais atrativa para os alunos, cardápios incrementados têm sido uma das preocupações da Semed.

A nutricionista monta os cardápios de forma diferenciada com os produtos disponíveis. Para a região de rios, por exemplo, a gente não consegue mandar alface porque alguns produtores não têm essa produção lá. Para mandar o produto daqui para uma comunidade em que a viagem demora até sete dias, como o Maró, já vai chegar pra lá estragado. Então, o cardápio precisa ser diferenciado. Na cidade já é mais tranquilo, porque a gente tem caminhão refrigerado para o transporte das frutas e verduras. O importante é que a cada ano a gente aumenta o número de produtos da agricultura familiar na merenda e assim ascrianças tem uma merenda mais saudável”, conclui Jade.




  • Imprimir
  • E-mail