Poupança banpara abril 2024

O folgado

31/05/2014

À tardinha sempre saía para uma caminhada pela orla. Quando voltava era boca da noite, já. Caminhando  parecia escutar o meu médico com seu tom grave e formal,  a repetir a ladainha “todos devemos nos exercitar, qualquer atividade física vale e existe uma que está ao alcance de todos e pouca gente faz:  caminhar!...”

Fazia calor, naquele finalzinho de tarde, umidade relativa do ar alta, dando aquela sensação pegajosa. Há uma indicação básica para quem faz exercícios:  água, energéticos, água de coco. Mas há um grupo de pessoas que prefere tomar logo um 3 em 1, sabor chope.

Não há como escapar da tentação do chope. Um bar atrás do outro. Quando  se escapa do bar, lá vem o vendedor ambulante. Rodeado de apelos, resolvi apelar:  sentar em um dos bares da orla, ali mesmo no balcão, frente total para o mar, e pedi um chope para matar o calor.

Nem bem dei uma primeira bicada na espuma e aproxima-se um homem, alto, forte, acompanhado da mulher e uma criança. Suas roupas não destoavam do tom descontraído da praia; tampouco não denunciavam que fossem pedintes, mendigos.  “Mindingos” em paulistês.

- Cadê o gerente da casa? - iniciou ele, num tom severo.

- Não sei, não conheço, sou apenas um cliente.

- Pois não? Disse um garçom que estava próximo.

- Gostaria de falar com o gerente, você é o gerente?

- Não, não sou.  Um momento, por favor.

Foi um diálogo franco, direto, parecia que o homem estava à busca do gerente para lhe cobrar uma dívida, reclamar do troco errado, de imperfeição do serviço oferecido ou coisa do gênero.

- Em que posso lhe ser útil, senhor.

- Olha em vim do Mato Grosso e estou passando dificuldade com a minha família.  Quero uma ajuda.

- Que tipo de ajuda você necessita?

- Quero um prato de comida. Estou com dinheiro contado para a passagem de volta à minha cidade e não tenho como lhe pagar o prato de comida.

- Tudo bem.  Eu lhe dou um prato de comida. Como o restaurante abre pontualmente às 7,   peço para varrer o salão principal, juntar o lixo e  lavar algumas panelas na cozinha.   Pode ser?

- Poxa!  Estou lhe pedindo um prato de comida. Não estou pedindo emprego.

Disse isso e saiu resmungando...




  • Imprimir
  • E-mail