banpara LCI julho 2024
Verão julho

Projeto de ouro Tocantinzinho, em Itaituba(PA), está 93% concluído

NMB - 30/05/2024

Construção do projeto de ouro Tocantinzinho, da G Mining - Créditos: Divulgação

 

 

A G Mining Ventures (GMin) atingiu a marca de 93% de conclusão do projeto Tocantinzinho (TZ), localizado à 108 km de Moraes de Almeida, distrito do Município de Itaituba. A operação de US$ 458 milhões no Pará tem sua infraestrutura totalmente comissionada, o que reforça a previsão da empresa de iniciar a produção comercial no segundo semestre, em meio à previsão de manutenção da valorização do metal. Do capex total, US$ 447 milhões já foram investidos em TZ.

 

"Todo o pessoal operacional foi contratado, o treinamento está em andamento e os consumíveis e peças de estoque foram adquiridos", observou a empresa.

 

Atualmente, 1.507 funcionários e prestadores de serviços estão empregados pelo projeto, que atingiu pico de 2.220 trabalhadores em agosto de 2023. A redução, de acordo com a companhia, ocorreu principalmente nos serviços de terraplenagem e de construção civil, estrutural e arquitetônico.

 

Segundo a GMin, o projeto foi ligado à rede nacional de energia, com a energização das subestações e da linha de 193km e 138kV. O "foco" da companhia agora é o comissionamento da planta de processamento, que está "progredindo de acordo com o planejamento e o cronograma" de desenvolvimento da operação.

 

A mineradora informou que o projeto atingiu 95% da construção, com a instalação do moinho programada "para ser mecanicamente concluída em breve".

 

De acordo com a GMin, a mineração de pré-produção também avançou "acima da previsão", com a extração de 12,4 milhões de toneladas da cava inicial, com taxa de mineração pré-produção superior a 50 toneladas por dia.

 

A companhia já possui 1,5Mt de minério com teor de 0,85 grama de ouro por tonelada (g/t Au) estocado em pilha pronta para processamento.  




  • Imprimir
  • E-mail