Banpara energia solar


Mineradora obtém licença de operação para lago de rejeitos em Juruti

PORTAL OESTADONET - 11/04/2024

 

A Alcoa World Alumina Brasil Ltda., obteve uma licença de operação da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), que deve permitir à mineradora, a operação de um novo lago de rejeito com capacidade de volume de estocagem de rejeito de 6,7 Mm³, na mina de Juruti, no oeste do Pará.

 

A empresa tornou pública a obtenção da autorização da Semas com aviso publicado na edição desta quarta-feira (10), do Diário Oficial do Estado (DOE). 

 

A licença tem validade até 21 de março de 2028 e autoriza a operação a Lagoa de Disposição - LD8 fase final, a qual tem a capacidade de volume de estocagem de rejeito de 6,7 Mm³, com borda livre de 2,05 m em relação a crista do dique e nível máximo de rejeito na cota 118,45 m.

 

A Alcoa explora bauxita no município de Juruti desde 2009.

 

As lagoas de deposição de rejeitos são locais onde são direcionados os produtos resultantes da lavagem da bauxita. O sistema de lagoas possibilita o reaproveitamento de 70% da água, recirculando a água das lagoas para a planta de lavagem e utilizando captação adicional apenas quando há necessidade.




  • Imprimir
  • E-mail