pms fev 2024 exploração sexual


Pará instala quarta base da Operação Curupira, em Pacajá

Agência Pará e redação do Portal - 09/02/2024

Governador Helder Barbalho durante ato de apresentação de resultados da Operação Curupira. - Créditos: Marcos Santos/Agência Pará

O governador Helder Barbalho anunciou esta semana que o governo do estado prepara a instalação de uma 4ª base fixa da Operação Curupira, em Pacajá, na região da rodovia Transamazônica.

 

 A operação contou com  três bases fixas de atuação em São Félix do Xingu, Uruará e Novo Progresso. 

 

A operação Curupira tem origem Decreto nº 2.887, de 07 de fevereiro de 2023, que determinou Emergência Ambiental nos municípios de Altamira, Anapu, São Félix do Xingu, Pacajá, Novo Progresso, Itaituba, Portel, Senador José Porfírio, Novo Repartimento, Uruará, Rurópolis, Placas, Trairão, Jacareacanga e Medicilândia, mais críticos para o desmatamento. 

 

Além da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade(Semas), a Operação Curupira é conduzida pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), polícias Militar, Civil e Científica; Corpo de Bombeiros Militar, além do Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp), vinculado à Segup, responsável pelo apoio aéreo nas ações.

 

Helder Barbalho apresentou, nesta quinta-feira (8), os resultados da Operação Curupira, de combate ao desmatamento. A ação acaba de completar um ano de atividades. Além de destacar a redução de 67% nos alertas de desmatamento em 15 municípios, o chefe do Executivo Estadual também anunciou novos investimentos para a preservação da Amazônia, em meios aos preparativos da COP 30.

 

A partir de agora, as ações de preservação da Amazônia terão incremento com o uso de três Unidades Móveis de Fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), equipados com gerador de energia, ar-condicionado, internet, notebooks e frigobar. As Unidades Móveis reforçam a presença do Estado nos municípios paraenses, com dinamismo e rapidez.

 

Além disso, também foram entregues para uso das equipes de fiscalização da Semas 150 GPS, 25 notebooks, 10 drones, 70 tablets, 40 impressoras e 12 rádios transmissores.

 

Com os equipamentos entregues, a aplicação dos autos de infração será 100% digital. Conectados à internet da Unidade Móvel, agentes da Semas utilizarão tablets para a lavratura de autos de infração nas operações de combate ao desmatamento por todo o Pará, novidade que trará mais agilidade no combate aos ilícitos ambientais no Estado. A aplicação dos autos poderá ser realizada on e offline. O investimento é de R$ 2 milhões.

 

"Neste momento, nós estamos fazendo um balanço da Operação Curupira, estratégia transversal do governo que envolve os órgãos ambientais e os órgãos de segurança para que possamos combater as ilegalidades ambientais, reduzir desmatamento e, passado um ano, hoje se faz oportuno o balanço desta operação, deste conjunto de iniciativas que trouxe resultados profundamente importantes e que culminaram com a redução do desmatamento no nosso Estado", disse o governador.




  • Imprimir
  • E-mail