cartão afinidade banpara abril 2024

Prefeito assina ordem de serviço para retomada da obra de construção do Hospital Materno Infantil em Santarém

Portal OESTADONET - 29/01/2024

Ato de assinatura das obras de conclusão do Hospital Materno Infantil de Santarém, nesta segunda-feira(29) - Créditos: Portal OESTADONET

 

O prefeito de Santarém, no oeste do Pará, Nélio Aguiar, assinou, na manhã desta segunda-feira (29), a ordem de serviço para a retomada da obra de construção do Hospital Materno Infantil no município. O ato efoi realiazado no hall de entrada do HMI, no bairro Santa Clara, e contou com a presença dos secretários de Saúde, Irlaine Figueira, e Infraestrutura, Daniel Simões, além dos representantes da empresa que venceu a licitação. A solenidade foi prestigiada pelo secretario regional de governo José Maria Tapajós. A obra conta com recursos do governo do Pará.

 

 

 

 

"Essa obra parece um parto, de tanta dificuldade encontrada até agora. Colocaram no passado uma verba insuficiente (18 milhões de reais) para construir e foi preciso recurso extra do governo do estado, cerca de 25 milhões de reais, para concluir", afirmou Nélio Aguiar.

 

Além disso, ressaltou o prefeito, não foi só verba insuficiente. " Pior que a falta de dinheiro é uma empresa atrasar a obra, o que nos obrigou a tirar a empresa em março do ano passado."

 

E arrematou: "A ordem de serviço é pra concluir a obra!", afirmou Nélio ao se dirigir à empresa que já reiniciou os tranalhos a partir da assinatura da ordem de serviço no valor de 16 milhões de reais".

 

Após a rescisão do contrato com a antiga empresa em fevereiro do ano passado, e liberação da Caixa Econômica Federal, a Prefeitura de Santarém iniciou um novo processo licitatório. A obra do HMI está com 72% dos serviços já executados, restando, portanto, 28% para ser concluída. O hospital foi projetado em uma área de 7.400 m² em depois de pronto, contará com um total de 128 leitos.

 

Segundo o prefeito Nélio Aguiar, existe um saldo disponível de mais de R$ 17 milhões para a conclusão da obra do Materno Infantil. A unidade de saúde vai oferecer à população, um espaço moderno, equipado e acolhedor para a saúde materno-infantil em Santarém. 

 

A previsão é que o HMI realize mais de 600 partos todos os meses, atendendo grávidas de Santarém e também de outros municípios da região. Serão oferecidos atendimentos em obstetrícia; parto; puerpério; neonatologia; pediatria; internação hospitalar; urgência/emergência e Unidade de Terapia Intensiva (UTI), diminuindo assim o agravamento dos casos e a mortalidade materno-infantil na região.




  • Imprimir
  • E-mail