banpara LCI julho 2024
Verão julho

Folia 2024: 1º grito de carnaval em Santarém será no dia 3, na orla da cidade

Portal OESTADONET - 12/01/2024

 

Já tem dia e local marcados, o primeiro grito de carnaval em Santarém, no oeste do Pará. Será na orla da cidade, no dia 3 de fevereiro. A programação oficial do Carnaval 2024, na Pérola do Tapajós, com as atrações locais e regionais, será divulgada nos próximos dias.

 

Nesta quinta-feira (11), a Secretaria Municipal de Cultura (Semc), reuniu com representantes da Liga Independente de Blocos de Empolgação (Libes), blocos de bairros, instituições e a iniciativa pública para discutir a proposta da festa deste ano, que será realizada na área urbana e, também, em Alter do Chão.

 

Na orla de Santarém, a programação será organizada pela Libes, enquanto que os demais eventos de bairro e comunidades, contarão com o apoio do governo municipal. A Praça de Eventos foi o local definido para a folia na área urbana nos dias 10 e 13 de fevereiro.

 

Na vila balneária de Alter do Chão, o tradicional carnaval do mela-mela acontecerá nos dias 11 e 12 de fevereiro, no Lago dos Botos. A novidade este ano será a mudança do carnaval cara-limpa. A pedido de comunitários será o Carnarimbó, mas sem o amido de milho.

 

"Os diálogos são fundamentais para podermos realizar e apoiar a cultura carnavalesca. Vamos fomentar a cultura, apoiando a Libes, com a realização do arrastão do Carnaval e dos carnavais nos bairros. Neste, o movimento já existe e cresce tanto na área urbana quanto nas comunidades. Fomos procurados para apoiar esse movimento, a princípio vamos trabalhar nos polos das grandes áreas. Na Vila de Alter do chão, o pedido é o carnaval com a identidade cultural e vamos experimentar o Carnarimbó, que será no ritmo mais elétrico, batido e pulado, no entanto continua sem o uso do amido de milho. O mela-mela prossegue no Lago dos Botos", explicou o secretário municipal de cultura, Adson Tertulino.

 

"A nossa entidade sente-se contemplada nesta reunião, foi positiva, principalmente, pelo secretário abrir o espaço para nos ouvir  e avançarmos para  juntos realizarmos o retorno o carnaval familiar com grande abrangência em nosso município", disse Ediney Vasconcelos, da Libes.

 

Para o presidente do bloco Traíra da comunidade de Miritituba, da grande área do bairro Mararu, Rodrigo Sena, a iniciativa da Prefeitura em promover a folia nos bairros é um sinal de respeito tanto com a cultura quanto com os foliões santarenos. 

 

"Fico muito satisfeito por esse chamado. Conseguimos o apoio do governo para a tradição das festas oficiais e nos bairros, assim como em nossa comunidade, há muita peculiaridade em cada parte do município, e ganha mais potência e abrangência em nossa cultura carnavalesca que é diferenciada", disse.




  • Imprimir
  • E-mail