banpara LCI julho 2024


Arcebispo de Santarém suspende padre Ivair Costa de atividades pastorais após denúncia de coroinha: defesa diz que religioso é alvo de acusações infundadas

Portal OESTADONET - 11/01/2024

O arcebispo metropolitano de Santarém, dom Irineu Roman, suspendeu temporariamente o padre Ivair Costa de suas atividades pastorais na área Pastoral São Lucas, onde fica localizada a igreja de Santo Antônio, no bairro Jaderlândia, em Santarém, Oeste do Pará.

 

Na tarde desta quinta-feira (11), o advogado Igor Costa, informou, em nota divulgadas nas redes sociais, sem citar o nome do religioso, que o padre nega categoricamente todas as acusações de conduta inapropriada com uma menor de 12 anos e que em nenhum momento houve qualquer contato físico, troca de olhares inapropriados ou outro tipo de insinuação.

 

"É fundamental reiterar o princípio básico da justiça: a presunção de inocência até que se prove o contrário', destaca a nota assinada pelo advogado.

 

A defesa diz que entende a gravidade das alegações e respeita o processo. No entanto, é vital que se evite o julgamento precipitado e a condenação pública sem o devido processo legal. "A reputação de uma pessoa, construída ao longo de uma vida de dedicação e serviço, não deve ser manchada por acusações infundadas'.

 

Igor Costa diz, ainda, que o padre está colaborando totalmente com as autoridades para esclarecer os fatos e confia que, ao final do processo legal, sua inocência será comprovada. "Pedimos respeito pela privacidade e pela integridade de todas as partes envolvidas durante a apuração dos fatos".

 

Entenda

 

O padre Ivair Costa foi denunciado, nesta terça-feira (10), por supostamente ter cometido conduta tipificada como crime, que está sendo investigado pela Delegacia de Atendimento à Criança e Adolescente (DEACA), após familiares de uma menina que atua como coroinha da Igreja Santo Antônio relatar à polícia supostamente ter sido vítima de importunação sexual.

 

 

 

 




  • Imprimir
  • E-mail