pms fev 2024 exploração sexual


Professor da Ufopa disputa prêmio europeu

Lúcio Flávio Pinto - 01/01/2024

Professor Rogério Almeida - Créditos: Redes Sociais

​​​​​​

A 5º edição do Prêmio Res Publica, organizada por fundação homônima, tem como tema central alterações climáticas e políticas públicas. E, como subtemas orientadores, a conciliação entre a liberdade e a democracia com as limitações dos recursos naturais; o papel da tecnologia como mitigadora das alterações climáticas; a sustentabilidade como meta para o desenvolvimento; conflito entre as trocas comerciais e as relações internacionais; e as grandes cidades na sua capacidade de autoabastecimento.  O certame distribuirá aos primeiros colocados cinco mil euros.

 

A fundação, com sede em Lisboa, possui como missão o fomento ao pensamento político e às políticas públicas, sob a inspiração dos valores e princípios da liberdade, da igualdade, da justiça, da fraternidade, da dignidade e dos direitos humanos.

 

Rogerio Almeida, professor do curso de Gestão Pública, da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), assina o ensaio Amazônia - Entre Juruti-Santarém:  rebojos sobre um passado que não passa, em sua primeira versão, que foi selecionado para o exame final do concurso junto com mais 34 concorrentes.

 

Rogério diz que o ensaio emergiu como mero relato de viagem e foi ganhando corpo, adensamento, inflexões, licenças poéticas. Sugere que a acumulação primitiva é elemento estruturante da integração tardia e subordinada da Amazônia aos circuitos mundiais de economia, bem como sobre a permanência da condição colonial da região como exportadora de produtos primários.

 

Trata ainda das “r-existências dos sujeitos colocados em condições de subordinação a partir de uma totalidade contraditória, em arenas econômicas e políticas marcadas por abissais assimetrias”.  

 

O professor explica que o trabalho continua passando por incrementos e contou com a colaboração para a sua versão atual da professora Thulla Esteves, com quem realizou atividade de campo na cidade de Juruti, no mês de setembro.




  • Imprimir
  • E-mail