Alfabetiza junho

Estacionamento Zona Azul começa com colocação de placas; cobrança ainda não está em vigor em Santarém

Portal OESTADONET - 22/12/2023

Créditos: Portal OESTADONET

O novo sistema de estacionamento rotativo Zona Azul começou a ser implantado esta semana nas ruas de Santarém, no oeste do Pará, mas a cobrança ainda não foi iniciada. A Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT), está finalizando a sinalização vertical das vias onde serão instalados os parquímetros eletrônicos. 

 

No total, o sistema vai operar com cerca de quatro mil vagas de estacionamento, no trechos da avenida Tapajós, Rua 24 de outubro, Rua Fileto de Carvalho, avenida Mendonça Furtado, Rua Cel. Joaquim Braga, Rua do Imperador, avenida Dr. Anysio Chaves, avenida Bartolomeu de Gusmão e avenida Sérgio Henn, além de ruas no entorno Mercadão 2000 e a Praça Rodrigues dos Santos.

 

O secretário de Mobilidade e Trânsito, Alberto Portela, explicou nesta quinta-feira (21), que a empresa RSBC, responsável pela gestão do serviço, tem ainda 20 dias para fazer a divulgação, panfletagem e orientação da população, nas redes sociais, explicando como funcionará o novo sistema. 

 

Segundo ele, nas ruas que já estão com a sinalização vertical informando sobre o novo sistema, não haverá sanções e a população pode ficar tranquila que o estacionamento nesses locais ainda estão livres de cobranças. Haverá uma ampla divulgação do funcionamento do Zona Azul já com as regras definidas e valores que serão cobrados pela hora de estacionamento nas áreas delimitadas.

 

“A população pode ficar tranquila, pois não haverá sanções nas novas placas de estacionamento rotativo, porque ainda não está em funcionamento. Todos serão previamente avisados. Agora, está em fase de implantação”, avisou o secretário.

 

O sistema vai organizar a questão das vagas nas ruas da cidade, sobretudo na área comercial, onde em dias de grande fluxo de veículos ninguém consegue achar espaço para deixar o carro ou a moto.

 

Com o estacionamento rotativa, cada veículo passar três horas em uma vaga. O valor será de R$ 4,00 para carros e R$ 2,00 para motos. 

 

O Zona Azul deverá funcionar de segunda a sexta-feira, o de 08h às 18h e aos sábados, das 08h às 17h. Nos domingos e feriados, a zona azul deverá funcionar de acordo com a necessidade da data.




  • Imprimir
  • E-mail