pms fev 2024 exploração sexual
rec cartão afinidade Banpará fevereiro interno

Resex libera fogo controlado para preparo de roçados dentro das comunidades

Portal OESTADONET - 13/12/2023

Créditos: Google Maps

 

Passado o período mais crítico da estiagem na região e após uma nova análise das condições climáticas, bem como a constatação da ocorrência de chuvas a partir do final de novembro e o controle dos incêndios que ocorreram entre outubro e novembro, o Conselho da Reserva Extrativista Tapajós-Arapiuns (Resex), decidiu liberar o uso do fogo para preparo dos roçados nas comunidades da Resex.

 

Em outubro, diante de um cenário caótico com registros diários de focos de incêndio e queimadas em toda a região, foi proibido o uso do fogo dentro do território da unidade. A medida foi adotada em razão da condição de emergência provocada pelos incêndios florestais nas comunidades localizadas nas áreas da Resex nos municípios de Santarém e Aveiro.

 

Os esforços feitos tanto pelo conselho gestor quanto pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), no combate às queimadas e orientação aos moradores da Resex foram essenciais para que os focos reduzissem e o uso controlado do fogo no preparo de roçados, atividade importante para os comunitários, fosse permitido novamente 

 

A liberação, no entanto, está condicionada ao cumprimento das regras sobre as boas práticas a serem aplicadas no manejo do fogo, como a confecção de aceiros antes da utilização do fogo nos roçados (3 metros para floresta e capoeirão, 2 metros para capoeira).

 

A queima do roçado deve ser realizada durante as últimas horas da tarde e sempre contra o evento. Além disso, os comunitários devem monitorar a queima até o fogo se apagar.

 

A Resex viveu uma situação crítica com o registro de focos de incêndios florestais diários, que exigiu esforços coletivos de voluntários e do Corpo de Bombeiros.




  • Imprimir
  • E-mail