Verão julho

Prefeitura inicia operação contra carretas e caminhões irregulares em Santarém

Portal OESTADONET - 11/12/2023

Acidente provocado por carreta carregada de madeira, em Santarém - Créditos: Redes Sociais / Arquivo

 

A Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT), vai intensificar a fiscalização de carretas e caminhões em situação irregular em Santarém, no oeste do Pará. A operação 'Carga Pesada' começa nesta segunda-feira (11) e vai até a próxima sexta-feira (15). O objetivo é retirar de circulação veículos que estejam rodando em condições ilegais pelas ruas da cidade.

 

Nos últimos dias, houve diversos registros de acidentes causados por carretas e caminhões de cargas pesadas circulando em ruas onde o trânsito desses veículos não é permitido. Suspeita-se que muitos desses veículos utilizem vias para fugir da fiscalização.

 

Ocorre que quando um veículo pesado utiliza ruas e avenidas destinadas ao tráfego de veículos de passeio e do transporte público, o trânsito fica caótico, sem contar os danos à rede de fiação elétrica danificada devido à altura de carretas e caminhões de cargas pesadas. 

 

Nas últimas semanas, um veículo carregado de toras de madeira tentou fazer uma curva no cruzamento das avenidas Sérgio Henn e Moaçara e por pouco não provoca uma tragédia. 

 

Parte da carroceria florestal, também conhecida como fueiro, tombou, derrubando várias toras que avançaram sobre a parte da calçada de uma farmácia que fica nesse cruzamento. Felizmente ninguém ficou ferido.

 

No último dia 4, um homem morreu depois de ter sido atropelado por uma carreta avenida Cuiabá. A vítima tinha 34 anos. 

 

O fluxo desses veículos é maior nas áreas adjacentes ao porto graneleiro da Cargill e na grande área da Prainha.

 

Além do risco aos pedestres e demais motoristas, o peso desses veículos danifica o asfalto, meio-fio e as redes de energia e internet. Os transtornos aos moradores têm sido recorrentes.




  • Imprimir
  • E-mail