Banpará energia solar  julho 2024

Fumaça nesta sexta-feira em Santarém piora qualidade do ar; fotos e vídeo

Portal OESTADONET - 24/11/2023

Índice que mede poluição e vista parcial da cidade de Santarém nesta sexta-feira(24) - Créditos: Reprodução/Bena Santana

 

A cidade de Santarém, no oeste do Pará, amanheceu esta sexta-feira (24) encoberto por uma grande nuvem de fumaça. A Pérola do Tapajós registrou, às 06h00, 338 de microgramas de poluentes por metro cúbico, segundo o World Air Quality Index (WAQI), que mede a qualidade do ar em tempo real em diversas localizações. A classificação indica alto perigo à saúde da população.

 

 


Rodovia Fernando Guihon/Sandro Lopes

 

 

O índice mostra que a qualidade do ar dos santarenos está em nível perigoso para todos os moradores da cidade. Esta semana, o município registrou grau bastante elevado de impurezas no ar, com os medidores oscilando em não saudável, pouco saudável, muito insalubre e perigoso. 

 

 


Pedestre usa máscara para se proteger de fumaça em Santarém/Bena Santana

 

 

Esse grau de impureza permaneceu até às 07h00, quando caindo para pouco saudável, mas ainda nocivo à saúde humana. 

 

 

 

 

O clima seco, a falta de chuva e as queimadas ajudam a contribuir para este cenário de ar irrespirável. As queimadas, tanto dos focos registrados em Santarém quanto em outras cidades, são apontadas como as principais causas dessa densa fumaça que cobre a região. 

 

 


Orla de Santarém na manhã desta sexta-feira/Bena Santana

 

 

Especialistas orientam que esse clima não é indicado para a prática de atividades físicas e a atenção no trânsito deve ser redobrada, já que a baixa a visibilidade dificulta quem vai dirigir.




  • Imprimir
  • E-mail