pms fev 2024 exploração sexual
rec cartão afinidade Banpará fevereiro interno

Helder Barbalho homologa situação de emergência de Oriximiná por causa de vendaval, em setembro

Portal OESTADONET - 16/11/2023

 

O governo estado reconheceu a situação de emergência do município de Oriximiná, no oeste do Pará, em razão do desastre meteorológico de vendável que atingiu a região e causou inúmeros prejuízos à população. O ato, assinado pelo governador do Pará, Helder Barbalho, está publicado na edição desta quinta-feira (16), do Diário Oficial do Estado (DOE). Em 13 de setembro, o prefeito José Willian Siqueira da Fonseca decretou situação de emergência devido os impactos registrados em diversas localidades do município.

 

O desastre meteorológico deixou um rastro de destruição em Oriximiná. No dia 11 de setembro, por volta das 15h00, um forte vendaval atingiu o município, destruindo diversas residências, escolas, estabelecimentos comerciais e outros pontos. 

 

Na zona urbana, os principais bairros atingidos Paraisópolis, São Francisco, Área Pastoral, Jesus Misericordioso, São Pedro, Penta e Bela Vista foram impactados pelos efeitos do desastre natural, resultando em danos materiais e prejuízos econômicos, sociais e de trafegabilidade.

 

Na zona rural, o ramal Cafelândia, Ixipixi e algumas comunidades ribeirinhas também foram afetados.

 

Estima-se que mais de 700 famílias foram atingidas, o que corresponde a cerca de 3.665 pessoas. O município disponibilizou aparato para minimizar os efeitos do desastre, com doação de telhas. 

 

O vendaval destruiu muros, derrubou árvores, causou danos às plantações, fiação elétrica e interrupção do fornecimento de energia, além de enxurradas, alagamentos e uma série de outros transtornos à população.

 

O decreto homologado pelo governador Helder Barbalho tem prazo de 90 dias, podendo ser prorrogado até completar o prazo máximo de 180 dias. 

 

A declaração de situação de emergência visa buscar auxílio junto à órgãos estaduais e federais para minimizar e auxiliar a população afetada.




  • Imprimir
  • E-mail