Banpará energia solar  julho 2024

Expedição de canoagem percorrerá 135 km do rio Arapiuns para documentar a seca em rios da Amazônia e levar ajuda à comunidade local

Portal OESTADONET, com informações da Aloha Spirit Midia - 27/10/2023

Expedição tem a missão de apoiar comunidades, brigadistas e gestores de Unidades de Conservação no combate a incêndios e na mitigação dos desafios provocados pela seca na Amazônia. - Créditos: Foto: Reprodução Instagram @santaremvaa

A partir desta sexta-feira, um grupo de remadores da região Sul da Bahia dará início à Expedição Tapajós-Arapiuns a partir de Santarém, no Pará, com a proposta de percorrer a remo 135 km do Rio Arapiuns, numa área pertencente à Reserva Extrativista Tapajós-Arapiuns, uma das maiores Unidades de Conservação do Brasil.

 

Em função da seca extrema que atinge toda a bacia amazônica, a proposta da expedição ganhou uma nova missão: apoiar comunidades, brigadistas e gestores de Unidades de Conservação no combate a incêndios e na mitigação dos desafios provocados pela adversidade climática.

 

Entre os 13 remadores e remadoras que participam da travessia, composta por remadores dos clubes Santarém Va’a, Mutá Hoe e Jana Va’a, estão os professores José Adolfo, do Departamento de Ciências Agrárias e Ambientais (DCAA), e Leandro Loguercio, do Departamento de Ciências Biológicas (DCB), da Universidade Estadual De Santa Cruz – UESC.

 

 


Prof. José Adolfo. Foto: Reprodução Instagram @santaremvaa

 

 

Uma brigada de incêndios atua desde o dia 4 de outubro para conter as chamas que já atingiram mais de 3.000 hectares florestais no interior e adjacências da Reserva Tapajós-Arapiuns, uma das mais afetadas.

 

O acesso à região só pode ser feito por via fluvial e a baixa do nível dos rios impõe desafios à logística de abastecimento de água, alimentos e material de apoio ao combate dos incêndios.

 

Nesta manhã,  canoa e barco de apoio, partirão do Porto de Santarém em direção à reserva, levando apoio material e moral a todas e todos que estão empenhados em cuidar desta importante Unidade de Conservação da região do Baixo Tapajós.




  • Imprimir
  • E-mail