pms fev 2024 exploração sexual


Moradores registram peixes mortos em lago de Alenquer, no Pará; vídeo

PORTAL OESTADONET - 19/10/2023


Vídeos e fotos compartilhados por moradores nesta quarta-feira (18), mostram milhares de peixes mortos às margens do Lago Curicaca, no interior de Alenquer, no oeste do Pará. Um morador que fez a filmagem mostra espanto com a quantidade de peixe de várias espécies mortos. “Ainda não tinha visto esse negócio não. Tá branco de peixe. Meu Deus do céu. É demais”, diz o morador.

 

Segundo ele, o pescado não está só na margem, há peixes mortos também no meio do rio. Esse fenômeno tem sido registrado em várias localidades na Amazônia, neste período de seca extrema. No Amazonas, há registro de mortes de peixes também em grandes quantidades.

 

Em Alenquer, segundo uma moradora afirmou ao Portal OESTADONET, além de Curicaca, há relatos de mortandade de peixes também Paracari. 

 

De acordo com especialistas, o baixo nível de água em lagos e rios altera a sua química e reduz o oxigênio. Isso pode estar causando a morte das espécies marinhas. 

 

Os moradores temem que a morte de peixe em grande escala pode causar a contaminação dos rios e lagos da região, já que os animais em decomposição tornam a água imprópria para o consumo humano. O odor de podridão também começa incomodar quem reside próximo aos mananciais.




  • Imprimir
  • E-mail