pms fev 2024 exploração sexual
rec cartão afinidade Banpará fevereiro interno

Estiagem afeta comunidades ribeirinhas de Aveiro; moradores relatam dificuldades para conseguir água e comida; vídeo

PORTAL OESTADONET - 09/10/2023


A estiagem severa neste período do ano está impactando diretamente as comunidades ribeirinhas da região. Moradores relatam dificuldades em conseguir alimentos e água potável. A falta de chuva está afetando o modo de vida dos moradores, que sobrevivem da pesca e usam os rios para se locomover.

 

Na comunidade de Apacê, no município de Aveiro, no oeste do Pará, os moradores sofrem com a seca, que prejudica a navegação. Pequenas embarcações que são usadas para o transporte das pessoas estão encalhadas. A lama invadiu boa parte da areia da praia e as viagens para a sede do município por via fluvial estão suspensas. Escrivão, Pinhel e Cametá são comunidades que também estão afetadas pela vazante acentuada do rio Tapajós.

 

Para piorar ainda mais esse cenário desértico, a fumaça das queimadas afeta a visibilidade e encobre grande parte da comunidade, causando transtornos e problemas respiratórios nas pessoas, principalmente em idosos e crianças.

 

Quem depende da pesca para sobreviver já não tem como manter o sustento da casa. O rio está muito seco e a atividade pesqueira prejudicada. 

 

Muitos moradores têm na pesca artesanal sua principal fonte de renda e com a baixa do nível do rio, a oferta de pescado fica escassa. 

 

Já há relatos de falta de água potável também, o que torna esse cenário ainda mais preocupante.




  • Imprimir
  • E-mail