pms fev 2024 exploração sexual
rec cartão afinidade Banpará fevereiro interno

Portos de Santarém registram mais de 10 milhões de toneladas exportadas no primeiro semestre de 2023

Portal OESTADONET - 05/10/2023

Portos da CDP e da Cargill, em Santarém - Créditos: Arquivo

No 1° semestre deste ano já foram exportadas 10 milhões de toneladas pelos portos de Santarém(PA), representando um crescimento de 35% em relação ao mesmo período de 2022. Mesmo com a baixa dos rios, a Autoridade Portuária deseja atingir a marca de 15 milhões de toneladas em 2023.

 

O Arco Norte, que inclui a região Norte do Brasil e os estados do Maranhão, Sergipe, Pernambuco e Bahia, segue registrando crescimento ano a ano, com percentual superior ao de outras regiões brasileiras. Em 2022, por exemplo, exportou 51% de todo granel vegetal produzido no país, frente a 49% de outras localidades, resultados que chancelam o alto potencial regional, como observa o presidente da AMPORT, Flávio Acatauassú.

 

Nossos portos têm capacidade operacional para movimentar a elevada produção do agro brasileiro. Para isso, precisamos equilibrar os modais hidroviário, rodoviário e ferroviário. Eles são complementares e poderão atender a este movimento crescente no Arco Norte”, comenta Flávio.

 

O executivo lembra que os portos da região possuem boa profundidade, com calados superiores aos canais de acesso ao mar. “Há uma vocação natural para o transporte de granéis vegetais, minerais e líquidos. Além disso, as operações locais são realizadas com base em conceitos de sustentabilidade da COP 30”, explica.

 

Ainda segundo o presidente, a AMPORT, que representa os interesses de 12 importantes players do segmento, celebra os avanços do setor, certos de que os números refletem a dedicação e o empenho das companhias para manter essa curva ascendente na região.




  • Imprimir
  • E-mail