pms fev 2024 exploração sexual
rec cartão afinidade Banpará fevereiro interno

Farra das viagens pagas pela Câmara de Santarém: Vereador JK usa dinheiro público para fazer pré-campanha eleitoral em Brasília

Portal OESTADONET - 13/09/2023

Créditos: Reprodução/Redes Sociais

A Câmara de Vereadores de Santarém, no oeste do Pará, autorizou o pagamento de diárias ao vereador Juscelino Kubitschek Campos de Souza (PSDB), para que o parlamentar santareno viajasse até Brasília, para participar de reunião com deputados bolsonaristas. A justificativa apresentada pelo gabinete do vereador era a de que JK trataria de assuntos "inerentes ao município". Mas um video comprova que o parlamentar usou dinheiro público para articular apoio para sua anunciada candidatura a Prefeitura de Santarém.

 

Em um vídeo, JK está ao lado dos deputados federais Caveira, Sóstenes Cavalcante e Eder Mauro. O presidente do PL afirma que JK será pré-candidato a prefeito de Santarém. Ele é apresentado como como conservador e representante da direita no município. "Nós vamos estar juntos em Santarém", exclamou o deputado. O deputado Kaveira afirma: Deus, ´pátria, família e JK". O vereador agradece: "Obrigado pelo apoio".

 

 

 

Para justificar a viagem à capital federal e dar conotação de deslocamento a trabalho, em suas redes sociais o vereador compartilhou fotos ao lado dos deputados federais Eder Mauro, Joaquim Passarinho e delegado Caveira, afirmando que os três irão disponibilizar emendas parlamentares para investimentos na área da saúde pública e que esses recursos serão encaminhados até o primeiro semestre de 2024 à Prefeitura de Santarém.

 

JK usou o mesmo texto nas publicações com Eder, Passarinho e Caveira sobre as supostas emendas que teriam sido prometidas pelos deputados bolsonaristas. Mas não informou a destinação, valores nem se atende a ações desenvolvidas pela prefeitura municipal na área da saúde. Emendas parlamentares ao orçamento da União demandam contrapartida do município.

 

Mas o vereador JK também foi se reunir principalmente com o deputado Eder Mauro. E foi neste encontro com o presidente do PL do Pará, que ficou claro o verdadeiro motivo da viagem de JK a Brasília: campanha eleitoral antecipada.

 

A viagem de JK a Brasília teve ato legislativo assinado pelo presidente do Poder Legislativo, vereador Silvio dos Santos Neto (União). A viagem acontece no período de 11 a 14 deste mês.

 

As viagens de parlamentares santarenos a Brasília têm sido recorrentes em Santarém e, na maioria dos casos, nem sempre os assuntos são de interesse do município, apesar das justificativas apresentadas pelos vereadores. No caso de JK, a portaria nº 327/2023, informa que ele irá ‘tratar de assuntos inerentes ao município de Santarém’. 

 

Porém, o vídeo onde Eder Mauro afirma que JK será pré-candidato a prefeito de Santarém como representante da Direita, fica bastante evidente que não foram apenas os interesses do município que motivaram sua ida à capital federal. 

 

A Câmara autorizou o pagamento de três diárias ao parlamentar tucano no valor de R$ 2.700,00 ‘e concessão de passagens aéreas no trecho STM/BSB/STM, com ônus para esta Casa Legislativa’.