pms fev 2024 exploração sexual


Com medo de ser processado, deputado bolsonarista Wescley se desmente por vídeo em que acusa Ibama de ter executado garimpeiro

PORTAL OESTADONET - 27/08/2023

Após compartilhar um vídeo em suas redes sociais onde afirmou que o garimpeiro José Garcia Vieira foi executado com vários tiros por agentes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recurso Renováveis Naturais (Ibama), durante uma operação de combate ao garimpo ilegal em uma Área de Proteção Ambiental (APA), do Tapajós, na região sudoeste do Pará, na última sexta-feira (25), o deputado estadual Wescley Tomaz (Avante) se desmentiu. Agora, o parlamentar bolsonarista, temendo ser processado pela Advocacia Geral da União e pelo Ibama, disse que apenas um disparo atingiu o garimpeiro e que não houve execução, mas um 'excesso de força'.

 

Na defensiva, o parlamentar disse que na sexta-feira ouviu relatos que foram feitos vários disparos. Leia AQUI.

 

Em novo vídeo, Wesley contou que não era verdadeiro o que tinha falado e que possivelmente o garimpeiro teria sido morto com um único tiro.

 

"Ontem, no calor do momento, eu utilizei a palavra 'executar'. E vamos aguardar que a justiça fale a respeito disso. Na minha opinião houve um excesso de força, mas cabe a Justiça dizer. Não concordamos com o que aconteceu e isso eu não volto atrás e nós vamos mobilizar o que for possível para todos os esclarecimentos possíveis", disse.

 

'Independente disso, nós não podemos concordar com esse tipo de operação e, claro, nós vamos à Justiça, vamos buscar o governo para que este problema possa ser resolvido", disse o deputado, defendendo que a garimpagem na região precisa ser legalizada.

 

O deputado voltou a afirmar que a área onde aconteceu o episódio envolvendo a morte do garimpeiro é possível e passível de legalização. Ele chamou a Agência Nacional de Mineração de incompetente pela demora na legalização de áreas pleiteadas por garimpeiros na região há mais de 30 anos.

 

O vídeo onde afirma que o Ibama executou o garimpeiro José Garcia Vieira foi compartilhado em grupos bolsonaristas e grupos de garimpeiros que inflaram ainda mais o discurso do deputado contra o órgão ambiental.

 

O clima na região é tenso e após este vídeo, os garimpeiros estão se mobilizando para uma grande manifestação, segunda-feira (28), em frente à sede do Ibama em Itaituba.




  • Imprimir
  • E-mail