pms fev 2024 exploração sexual
rec cartão afinidade Banpará fevereiro interno

Itaituba registra quase quatro vezes mais mortes violentas que Santarém, diz Fórum Brasileiro de Segurança Pública

Portal OESTADONET - 01/08/2023

O município de Santarém, no oeste do Pará, registrou queda na taxa de homicídios por 100 mil habitantes no Brasil no ano passado. Os dados constam no novo anuário do Fórum Brasileiro de Segurança Pública(FBSP), divulgado no último dia 20 de julho. A taxa de mortes violentas no município é de 16,6 por 100 mil moradores. 

 

Em comparação a Itaituba, segundo dados do FBSP, a taxa de mortes violentas em Santarém é 3,8 menor que o segundo município da região oeste em população.

 

Sete cidades paraenses estão na lista das cidades mais violentas do país. Altamira ocupa a 7ª posição no ranking de crimes violentos com uma taxa de 70,5 homicídios registrados em 2022. Itaituba é a segunda cidade com 61,6. 

 

O anuário lista 319 municípios brasileiros com mais de 100 mil habitantes com taxa elevada de homicídios violentos ocorridos no ano passado. 

 

Além de Altamira e Itaituba, no ranking das 50 cidades mais violentas aparecem ainda Marabá, Paragominas, Parauapebas, Castanhal e Marituba. 

 

A categoria Mortes Violentas Intencionais (MVI) corresponde à soma das vítimas de homicídio doloso, latrocínio, lesão corporal seguida de morte e mortes decorrentes de intervenções policiais em serviço e fora (em alguns casos, contabilizadas dentro dos homicídios dolosos, conforme notas explicativas). 

 

Segundo a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup), o Pará registrou queda de 38% na comparação com o mesmo período de 2018.




  • Imprimir
  • E-mail