bora estudar


Professor acusado de fazer ataques racistas à aluna da Ufopa é demitido

Portal OESTADONET - 26/07/2023

O professor Manoel Bentes dos Santos Filho, acusado de atos racismo contra uma aluna indígena no dia 27 de setembro do ano passado, em sala de aula na Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), em Santarém, no Pará, foi demitido pela reitoria da Ufopa. O ato foi publicado em Diário Oficial e assinado pela reitora Aldenize Ruela Xavier, no último dia 25 de julho.

 

De acordo com a publicação, a reitoria levou em consideração os termos do parecer e de julgamento emitidos no processo administrativo disciplinar, para assinar a portaria com a exoneração do servidor, que exercia o cargo de professor do ensino básico e tecnológico na Instituição.

 

O alvo dos ataques racistas do professor foi a estudante indígena, Arliene Pereira dos Santos, da etnia Arapiun. Um dia após as ofensas, a acadêmica protocolou denúncia de prática de racismo na ouvidoria da Ufopa contra Manoel Bentes Filho, que virou alvo de um processo administrativo disciplinar instaurado para apurar a conduta do docente.

 

O fato ocorreu em sala de durante a disciplina Química Ambiental, ministrada por Bentes Filho. 

 

Naquela ocasião, o professor acusado de racismo foi afastado de suas funções sob inúmeros protestos de alunos indígenas e quilombolas. 

 

A reitoria da Ufopa também encaminhou ofício para a Polícia Federal, comunicando possíveis indícios de cometimento de crime de racismo dentro da instituição.




  • Imprimir
  • E-mail