pms fev 2024 exploração sexual
rec cartão afinidade Banpará fevereiro interno

Ações de combate ao tráfico de drogas em Juruti resultam em apreensão de mais de 100 kg de maconha

Portal OESTADONET - 14/07/2023

Créditos: Divulgação/CPR 1 - PMPA

Após o coronel Tarcísio Moares da Costa assumir, há cerca de três meses, o Comando de Policiamento Regional (CPR-I), a Policia Militar intensificou as ações de combate ao tráfico de drogas em Juruti, no oeste do Pará. Só nas últimas semanas, a 28ª Companhia Independente de Polícia Militar (28ª CIPM), fez a apreensão de quase 100 quilos de droga. O município, que faz divisa com cidades do Amazonas, é uma das principais rotas do tráfico pela região Amazônica. 

 

A droga que chega do estado amazonense ao Pará pelo porto de Juruti é distribuída em cidades como Santarém e Belém. Mas, em alguns casos, a carga entorpecente tem outros destinos fora do território paraense. 

 

Na última quarta-feira (12/7), policiais militares encontraram duas malas carregadas com maconha. A droga estava dividida em 17 tabletes. Foram totalizados 21.535 kg de maconha. A polícia não conseguiu identificar o dono das bagagens. 

 

No dia 8 de julho, foi feita uma apreensão de drogas em uma lancha que também veio do Amazonas e ancorou no porto de Juruti. Uma mala com 8.645 quilos de skunk estava abandonada na embarcação. Ninguém preso.

 

Além das atuações em Juruti, neste mês, o Comando de Policiamento Regional deflagrou a Operação Férias cujo principal objetivo é o combate à criminalidade, em especial, o tráfico de drogas. As ações estão ocorrendo em diversos municípios do Baixo Amazonas e já resultaram na apreensão de uma soma significativa de drogas.

 

Apreensões de drogas em 2023

 

14.04.23

No dia 14 de abril, policiais militares apreenderam 25 quilos de droga com dois suspeitos. O produto entorpecente estava sendo transportado dentro de um isopor. Veio do Amazonas com destino a Santarém.
 

Dois homens foram presos. Eles estavam no navio Princesa de Óbidos, que atracou no porto de Santarém.
 

Ação da 28ª Companhia Independente de Polícia Militar e 2º Batalhão de Missões Especiais e Núcleo Reservado de Inteligência.

 

26.05.23

Apreensão de drogas no dia 26 de maio deste ano. 25.302 quilos de skunk. Porto Hidroviário de Santarém. Monitorou um veículo suspeito e após abordagem, constataram se tratar de tráfico de drogas. Motorista disse que fazia corrida de aplicativo e não sabia a origem da droga.
 

Foram presas três pessoas, além do motorista.

 

15.06.23

 

No dia 15 de junho, policiais militares encontraram uma mala de viagem abandonada dentro da embarcação F/B América, que ancorou no porto de Juruti. Havia quase 13 quilos de oxi. 

 

28.06.23

 

A Polícia Militar apreendeu mais de 37 quilos de droga no porto da cidade de Juruti. Foi durante uma operação do 28º CIPM. A droga, possivelmente Oxi, chegou à cidade na lancha Ana Karolina, que veio de Manaus com destino a Santarém. Ninguém foi preso.

 

30.06.23

 

Sob o comando do CPR-I, a polícia apreendeu no terminal hidroviário de Terra Santa, 24,7 quilos de droga que estavam sendo transportados por uma mulher. Laila Gabriela Simão da Silva, que inclusive já se encontra em liberdade provisória. Ela é amazonense e foi flagrada transportando o material entorpecente. Ela foi conduzida para Santarém e indiciada pelo crime de tráfico de drogas.

 

08.07.23

 

No último dia 8 de julho, policiais do 28º apreenderam uma mala dentro de uma lancha no porto de Juruti com 8.645 kg de skunk. Nenhum suspeito foi identificado ou preso.

 

13.07.23

 

Ainda em Juruti, a PM apreendeu no dia 13, duas malas abandonadas em uma lancha no porto da cidade. A carga pesava 21.535 kg de maconha. Ninguém foi preso.




  • Imprimir
  • E-mail