Banpará energia solar  julho 2024

Semma investiga derramamento de óleo queimado em braço do igarapé do Irurá, em Santarém; PM já esteve no local

Portal OESTADONET - 16/03/2023

Manchas de óleo queimado no igarapé - Créditos: Aloisio Macedo Pereira Junior

Um derramamento de óleo queimado foi flagrado na manhã desta quinta-feira (16, por moradores em um igarapé localizado na nova avenida Moaçara, no perímetro que fica entre a avenida Cuiabá e a grande área do Santarenzinho, em Santarém, no oeste do Pará. A cor escura da água de um dos braços do igarape do Irurá chamou a atenção de quem passava nesse local. 

 

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) foi acionada para investigar possíveis danos ambientais, bem como tentar identificar quem fez o despejo do produto nocivo ao meio ambiente nas águas do igarapé.

 

Vídeos compartilhados nas redes sociais mostram manchas de óleo em quase toda a extensão do manancial que fica localizado em uma área de mata. 

 

 


Imagem: Aloisio Macedo Pereira Junior

 

 

O derramamento de óleo queimado começou a ser percebido na manhã de hoje, devido ao forte odor que exalou em diversos pontos do igarapé.

 

Após denúncias de populares, a Semma foi acionada para tentar identificar a causa do dano ambiental. A Polícia Militar também esteve no local. O sargento Gentil informou que se trata de crime ambiental e que o caso, registrado na área da Toca da Raposa, seria comunicado à Semma e à Polícia Civil.

 

De acordo com a Lei de Crimes Ambientais nº. 9.605/98, “causar poluição de qualquer natureza em níveis tais que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana, ou que provoquem a mortandade de animais ou a destruição significativa da flora”, é considerado crime ambiental e pode resultar em multa e pena de um a quatro anos de prisão.




  • Imprimir
  • E-mail