pms fev 2024 exploração sexual
rec cartão afinidade Banpará fevereiro interno

Helder Barbalho destaca agronegócio como uma das vocações do Pará durante evento em Santarém

Portal OESTADONET - 10/03/2023

Início da colheita da soja em Santarém contou com a presença do governador Helder Barbalho, do Prefeito Nélio Aguiar, do secretário regional José Maria Tapajós e do deputado federal Henderson Pinto - Créditos: Portal OESTADONET

O governador Helder Barbalho (MDB), durante a solenidade de abertura nacional da Colheita de Soja, realizado pela primeira vez no Pará, destacou o potencial do agronegócio paraense e afirmou que no que depender do governo do estado, os produtores terão um ambiente de segurança jurídica e de compromisso com a atividade do agro, como vocação estratégica do estado. Segundo ele, um dos grandes desafios pela frente é a regularização fundiária. Apesar de o Pará ter avançado nos últimos quatro anos, quando saltou de 1.600 títulos para 14 mil títulos de áreas definitivos, 70% do território paraense está sob jurisdição federal, e isso é um dos obstáculos a serem superados para potencializar a cadeia produtiva da soja. 

 

“Nós sabemos dos nossos desafios na regularização fundiária. Mas mesmo com as adversidades de não termos o total domínio de nossas terras, nós alavancamos nos últimos quatro anos de gestão. De 1.600 títulos passamos para 14 mil títulos entregues pelo Instituto de Terras do Pará”, destacou o governador.

 

 

 

 

O Pará se destaca no cenário nacional como um dos estados recordistas de exportação do grão. A escolha de Santarém para sediar o evento tradicional no setor agro, não foi por acaso. O estado paraense foi escolhido pelos resultados expressivos obtidos nas últimas safras. 

 

O prefeito de Santarém, Nélio Aguiar, falou da importância de valorizar uma das principais vocação do estado que é a agricultura. “Santarém sediou este evento importante, que dá visibilidade para a nossa cidade e região, o qual mostra que é possível se ter a presença do agronegócio na Amazônia de forma sustentável, respeitando o espaço florestal e os povos tradicionais, além de gerar emprego e contribuir para a economia”, disse Nélio.

 

A expectativa para a este ano é de safra recorde. De acordo com dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) e das principais consultorias, o país deve ultrapassar a marca de 153 milhões de toneladas produzidas do grão.

 

O Brasil é o maior produtor mundial do grão. Em 2022, a produção do país foi de 123.829,5 milhões de toneladas. Segundo dados da Conab, a área de plantio, no atual ciclo, aponta para crescimento de 4,6% sobre a safra passada, situando-se em 43,4 milhões de hectares.

 

A soja é o principal produto agro exportado pelo Pará (50,13%). O Estado também está entre os 10 maiores exportadores de grãos do País, a melhor posição depois de quase 30 anos da introdução da soja em solo paraense. 

 

Os principais polos dessa produção estão localizados em três polos: Santarém, na região do Baixo Amazonas (oeste paraense); Paragominas, na RI do Rio Capim; e na região Sul do Pará como um todo, que abrange Redenção e outros municípios.

 

Há 18 anos no Pará, o produtor Adelino Avelino, que participou da abertura da colheita, afirmou que a expectativa está alta para esse ano. "Com o clima muito favorável e a utilização da tecnologia, esperamos uma excelente safra de soja em 2023, assim como a safrinha de milho também. Eu espero, na minha fazenda, produzir em torno de 70 sacos de soja, em média. É muito importante a parceria com o governo do Estado, sobretudo, para a logística, valorizando o escoamento da produção. O Pará é um dos estados com maior potencial e muito favorecido na hora de exportar o grão", destaca.

 

No próximo sábado (11), o Sindicato Rural de Santarém (Sirsan) promoverá a 5ª abertura oficial da colheita da soja do Baixo Amazonas, que celebra o plantio do grão na região metropolitana de Santarém, que engloba também os municípios de Belterra e Mojuí dos Campos.




  • Imprimir
  • E-mail