pms fev 2024 exploração sexual
rec cartão afinidade Banpará fevereiro interno

Rei da soja, rei dos trilhos

Lúcio Flávio Pinto - 08/03/2023

Sonho de Blairo Maggi em rascunho - Créditos: Reprodução/Arquivo Pessoal

O empresário Blairo Maggi, presidente do Conselho da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais, foi escolhido como Ferroviário do Ano de 2022 pela Revista Ferroviária. Ao ser informado da premiação, ele ressaltou a necessidade de o Brasil dispor de mais ferrovias “para equilibrar os custos de escoamento da produção”,

 

Mais ferrovias seriam mais capacidade de carga: “com certeza estaríamos transportando muito mais. Hoje ainda faltam vagões para escoar a produção agrícola brasileira e acabar com o mito de que o trem concorre com o caminhão. O trem não chega na fazenda e o caminhão é um complemento importante na cadeia de transporte”, declarou Maggi.

 

No ano passado, as ferrovias brasileiras transportaram 64,5 milhões de toneladas de grãos, apesar dos efeitos climáticos que levaram a uma retração no setor agrícola em relação ao PIB. Nos cinco anos anteriores, houve um incremente de 100% na carga agrícola nas ferrovias.

 

Em 2017, depois de vários anos transportando em torno de 30 milhões de toneladas, o escoamento de grãos pelas ferrovias brasileiras deu um salto para 47 milhões de toneladas (nesse ano o prêmio foi dado a Geraldo Alckmin). Apesar de um ligeiro declínio em 2021, chegou ao recorde de transporte em 2022.

 

A revista especializada prevê que neste ano a produção agrícola brasileira deve bater novo recorde de produção. A estimativa é que se chegue a 312,2 milhões de toneladas, um incremento de 15% (40,8 milhões de toneladas) em relação à safra 2022. No ano passado, as exportações do agronegócio somaram 159 bilhões de dólares, com alta de 32% em relação ao ano anterior. Menos da metade desse total chegaram aos portos através das ferrovias.

 

A entrega do prêmio será no dia 27 de abril, em São Paulo. O vice-presidente da república e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, aceitou o convite para entregar pessoalmente o prêmio a Blairo Maggi, político e um dos maiores produtores de soja do mundo, em Mato Grosso.




  • Imprimir
  • E-mail