Banpara bio maio


Notas do Enem poderão ser consultadas a partir desta quinta-feira (9)

Portal OESTADONET - 09/02/2023

O Ministério da Educação (MEC) antecipou a divulgação dos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022. Com isso, as notas dos estudantes poderão ser acessadas a partir desta quinta-feira (9). Os candidatos podem fazer a consulta através da Página do Participante do Enem. O Exame é a porta de entrada ao ensino superior pelos programas Sisu, ProUni e Fies.

 

Inicialmente, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o resultado do exame estava previsto para ser divulgado na próxima segunda-feira (13). No entanto, o então ministro da educação, Camilo Santana, comunicou sobre a alteração na data durante coletiva de imprensa para a divulgação dos dados do Censo Escolar da Educação Básica de 2022. O MEC antecipou a liberação com o intuito de agilizar o processo de escolha dos cursos, facilitando o acesso, principalmente, ao Sisu, que terá início das suas inscrições no próximo dia 16.

 

As notas do Exame podem ser utilizadas no Sistema de Seleção Unificada (SiSU), no Programa Universidade para Todos (ProUni) e no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Os três programas estão disponíveis no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

 

Confira as datas de inscrições, resultados e matrículas dos programas para 2023:

 

SiSU


Pré-requisitos: ter prestado o Enem 2021 e tirado nota superior a zero na redação.
Inscrições: 16 a 24 de fevereiro;
Resultado: 28 de fevereiro;
Manifestação de interesse na lista de espera: 28 de fevereiro a 8 de março.
Matrículas: 2 a 8 de março;

 

ProUni


Pré-requisitos: Ter cursado os três anos do ensino médio em escolas da rede pública ou com bolsa integral (100%) em colégios privados, e pertencer a uma família com renda per capita de até 3 salários mínimos.
 

Tipos de bolsa: integral (renda familiar mensal per capita de até 1,5 salário mínimo) e parcial (que cobre 50% da mensalidade, para renda familiar mensal per capita de 1,5 a 3 salários mínimos).

 

Inscrições: 28 de fevereiro a 3 de março;
1ª chamada: 7 de março;
2ª chamada: 21 de março;

 

Manifestação de interesse na lista de espera: 5 e 6 de abril;
 

Resultado da lista de espera: 10 de abril;
 

Registro da aprovação ou reprovação do candidato pré-selecionado na lista de espera: 20 de abril a 2 de maio.

 

Fies


Pré-requisitos: Pode se inscrever no processo seletivo quem participou de qualquer edição do Enem desde 2010, com média mínima de 450 nas cinco áreas do conhecimento e nota superior a zero na redação. O candidato deve ter renda familiar mensal per capita de até 3 salários mínimos.
 

Inscrições: 7 a 10 de março;
 

Resultado da classificação e da pré-seleção: 14 de março;
 

Complementação de informações: 15 a 17 de março.




  • Imprimir
  • E-mail