Alfabetiza junho

Periquitos capturados em projeto de desenvolvimento sustentável de Monte Alegre são apreendidos pela PRF, na Br-163

Portal OESTADONET, com informações da PRF - 15/12/2022

Créditos: Divulgação/PRF

Um passageiro de um táxi que transportava candestinamente pássaros silvestres dos animais capturados na floresta, na região do Projeto de Desenvolvimento Sustentável Serra Azul, em Monte Alegre, foi preso na noite de quarta-feira(14), pela Polícia Rodoviária Federal.

 

Durante fiscalização de rotina na Br-163, uma equipe PRF abordou um veículo TÁXI, que estava transportando um passageiro de Santarém com destino a Belterra, no Oeste do Pará.

 

Após conferência da documentação do veículo e do motorista, foi solicitado ao condutor a abertura do porta-malas para conferencia dos equipamentos obrigatórios ali contidos. Entretanto, foram encontrados três animais silvestres, similares a periquitos, da família Psittacidae, em uma caixa de papelão furada e envolvida por um saco plástico preto.

 

O passageiro informou que trabalha como operador de motosserra e assumiu que era o dono dos animais e que os encontrara na floresta, no PDS Serra Azul, em Monte Alegre/PA. E afirmou que iria levá-los para serem criados em sua residência, em Belterra, sendo que este não possui autorização para criação amadorista de passeriformes silvestres nativos (sem registro no SISPASS), consequentemente, os animais também não possuem anilhas de controle do SISPASS. 

 

Diante dos fatos, foi lavrado Termo Circunstanciado de ocorrência (TCO) com base no inciso III, parágrafo 1º do art. 29 da Lei 9.605/1998, matar, perseguir, caçar, apanhar, vender espécimes da fauna silvestre. Mediante compromisso de comparecimento em juízo pelo autor.

 

Os pássaros foram encaminhados à Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Santarém. 




  • Imprimir
  • E-mail