pms fev 2024 exploração sexual
rec cartão afinidade Banpará fevereiro interno

Total de pescado apreendido em época de defeso supera 20 toneladas, nesta semana, em Monte Alegre

PORTAL OESTADONET - 24/11/2022

Pescado apreendido e doado à população de Monte Alegre - Créditos: Divulgação/Batalhão da PM

Mais de 20 toneladas de pescado já foram apreendidas durante operações realizadas na região pela 1ª Companhia Independente de Polícia Ambiental (1ª CIPAmb). A ação começou no último dia 16 e segue até próximo dia 26. A apreensão mais recente ocorreu durante uma abordagem à embarcação B/P Antônio Prestes, que navegava no Rio Amazonas, próximo à comunidade de Cueiras, em Monte Alegre, no oeste do Pará. O barco pesqueiro, que saiu de Óbidos, foi flagrado transportando 17 toneladas de pescado protegido pelo defeso.

 

Na tarde da última segunda-feira (21), os órgãos ambientais apreenderam mais de três toneladas de pescado, que tinha como destino a cidade de Cametá, nordeste paraense. A maioria das espécies apreendidas estava na lista do defeso. Somadas as duas quantidades de peixe apreendidas em dois dias de operação, foram totalizadas mais de 20 toneladas. Todo pescado foi doado à instituições filantrópicas e à população do município de Monte Alegre.

 

Segundo informações repassadas pela Polícia Ambiental, apesar de o dono da embarcação afirmar que possuía documentação do pescado, foi constatada que a carga não tinha procedência legal, ficando caracterizado o crime ambiental. 

 

Os fiscais aplicaram multa de cerca de R$ 350 mil no responsável pela embarcação, além da apreensão de apetrechos de pesca, malhadeiras de 12 e 20 cm totalizando 1.200 metros de rede e a apreensão de uma embarcação tipo bajara.

 

O patrulhamento náutico na região segue até o próximo sábado com o objetivo de coibir a pesca e o transporte ilegal de espécies protegidas pelo defeso.




  • Imprimir
  • E-mail