pms fev 2024 exploração sexual
rec cartão afinidade Banpará fevereiro interno

Alcoa recebe autorização para instalar vertedouros nas lagoas de rejeitos na mina de Juruti

Portal OESTADONET - 21/11/2022

Duas novas licenças de instalação foram concedidas à Alcoa Word Alumina Brasil Ltda., pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) para a mineradora implantar vertedouros nas lagoas de disposição de rejeitos da mina de Juruti, localizada na zona rural do município de Juruti, no oeste do Pará.

 

As autorizações solicitadas pela Alcoa foram publicadas na edição do Diário Oficial do último dia 18. Conforme a publicação, a partir da autorização da Semas, a mineradora dará início à implantação de vertedouros na terceira e quarta lagoas (LD3 e LD4), de disposição de rejeitos da sua mina em Juruti. O sistema de disposição de rejeitos da mina de Juruti, no Pará, é composto por seis lagoas e uma barragem.

 

Esse sistema é classificado como de nível de risco baixo, devido às características técnicas e estruturais, estado de conservação e procedimentos de segurança. Segundo o critério ambiental adotado, o rejeito produzido e estocado é classificado como inerte, ou seja, não é tóxico e não representa qualquer perigo ao meio ambiente.




  • Imprimir
  • E-mail