pms fev 2024 exploração sexual
rec cartão afinidade Banpará fevereiro interno

Ibama e ICMBio apreendem peixes capturados ilegalmente na Resex Tapajós Arapiuns

Portal OESTADONET - 03/11/2022

Pescado apreendido pelo Ibama, ICMBio e PM - Créditos: Divulgação

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), com o apoio da Polícia Militar e Marinha do Brasil, apreenderam na tarde desta quinta-feira (3), na Reserva Extrativista Tapajós Arapiuns (Resex), entre os municípios de Aveiro e Santarém, no oeste do Pará, cerca de cinco mil toneladas de peixes pescados irregularmente. 

 

A operação segue em andamento com as equipes dos órgãos de proteção ambiental fazendo buscas na área da reserva afim de coibir a pesca ilegal. Na ação desta tarde, um barco pesqueiro foi abordado entre as praias do Arariá e da Maria José, sem licença para pesca.

 

Todo pescado apreendido foi levado para a sede do Ibama em Santarém e será doado ao Programa Mesa Brasil, Associação Comunitária do Juá e Associação Comunitária do Salvação.

 

Os responsáveis pela prática ilegal serão autuados e vão responder administrativamente e criminalmente pela infração, considerada crime ambiental, além de pagamento de multa, conforme a quantidade de peixe apreendida.

 

A embarcação aguardava escurecer para seguir viagem com a carga ilegal, que abasteceria feiras e mercados em Santarém. Os nomes dos responsáveis não foram informados.




  • Imprimir
  • E-mail