pms fev 2024 exploração sexual
rec cartão afinidade Banpará fevereiro interno

Marinha envia equipe para investigar mancha de óleo no rio Amazonas, em Monte Alegre

PORTAL OESTADONET - 19/09/2022

Mancha de óleo às margens do rio Amazonas - Créditos: Redes sociais

A Capitania Fluvial de Santarém iniciou segunda-feira(19) as investigações sobre as causas do naufrágio de uma balsa, que transportava combustível, ocorrido no último dia 16, nas proximidades da comunidade de Cuieiras, no município de Monte Alegre, no oeste do Pará.

 

Uma equipe da Marinha foi  deslocada para o local para apurar o incidente e também avaliar possíveis danos de vazamento de óleo no Rio Gurupatuba. Até o momento não se tem informações de vítimas do naufrágio com a embarcação. 

 

Conforme relato de moradores, a mancha de óleo avançou sobre grande parte do rio e chegou à praia. Fotos compartilhadas nas redes sociais mostram placas de óleos sobre a areia. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Monte Alegre (Semas), já foi acionada e deve recolher amostras do material e dimensionar possíveis danos ambientais. 

 

A quantidade de combustível despejado no rio Gurupatuba também é incerta. Fato é que houve um grande vazamento de óleo diesel com risco de poluição ao manancial, que é usado pelos pescadores e comunitários. A comunidade está sem água potável desde então. 

 

A Defesa Civil de Monte Alegre montou uma força tarefa para dar assistências às famílias afetadas pelo vazamento do combustível na região.

 

Até a publicação desta matéria, a identidade do proprietário da embarcação ainda não havia sido informada. Nem a Capitania Fluvial de Santarém e nem a Semma de Monte Alegre forneceram detalhes sobre os procedimentos adotados para apurar as causas do incidente.




  • Imprimir
  • E-mail