Banpara energia solar


Çairé começa sábado(10) com busca dos mastros; festival dos botos e shows nacionais serão nos dias 16 e 17 de setembro

Portal OESTADONET - 01/09/2022

Cortejo fluvial da Busca dos Mastros - Çairé 2021 - Créditos: Agência Santarém de Notícias

A Prefeitura de Santarém, no oeste do Pará, divulgou na manhã desta quinta-feira (1), durante coletiva à imprensa, a programação oficial do Çairé 2022 em Alter do Chão. A abertura da tradicional festa Borari será no próximo dia 10, com a procissão fluvial de Busca dos Mastros. O Çairé volta a ser realizado no seu formato original após dois anos em virtude da pandemia da Covid-19, que impôs uma série de limitações às manifestações culturais e artísticas com público.

 

Com o tema ‘Cultura Nativa de Alter’, o Çairé inicia no sábado, dia 10, com a tradicional Procissão Fluvial e Busca dos Mastros às 8h, no Lago Verde, Alter do Chão. Esta tradição é parte do rito tradicional que destaca a cultura indígena amazônica. O cortejo é aberto ao público.

 

Após essa data, na quinta-feira do dia 15, a festa tem continuidade com a programação iniciando às 07h00, até às 01h00, com a apresentação da ‘Rainha do Rebolado’, Gretchen, na Praça 7 de Setembro, como parte do show regional. 

 

A festa em Alter do Chão seguirá até o dia 19 de setembro, e promete, mais uma vez, atrair centenas de turistas. Nestes cinco dias haverá a fusão da festa que louva o Divino Espírito Santo com integração de elementos da natureza e folclore indígena, com a parte profana, que inclui apresentações culturais, shows regionais e nacionais, além a disputa entre os botos Tucuxi e Cor de Rosa.

 

No dia 16, terá show amazônico com o levantador de toadas oficial do Boi Caprichoso, em seguida ocorre a apresentação do Boto Cor de Rosa e depois o show da banda nacional Babado Novo.

 

No dia 17, o show amazônico fica por conta do artista Sebastião Júnior, que esteve à frente do item 2 – levantador de toadas do Boi Garantido por 12 anos. Em seguida, o Boto Tucuxi se apresenta e logo depois a banda nacional Araketu.

 

“Nós apoiamos as tradições e a cultura do povo de Alter do Chão. Planejamos uma programação para retornar com o Çairé de forma segura. O olhar do mundo volta-se a Santarém e para a Vila de Alter do Chão”, comentou o secretário de Cultura, Luis Alberto Figueira.

 

O prefeito de Santarém, Nélio Aguiar, também falou sobre a realização da festa. “O Çairé é a nossa maior manifestação cultural e também o nosso maior evento turístico que tem como sede nosso maior e mais conhecido cartão postal. É uma janela que mostra Santarém para o mundo. É um evento grandioso que está de volta para movimentar toda a cidade e gerar emprego e renda. Estamos preparando uma festa bem bonita tanto para a comunidade quanto para os visitantes”, argumentou Nélio.




  • Imprimir
  • E-mail