pms março 2024 iptu
Banpara MARÇO 2024

Doença de chagas: quatro municípios da região serão monitorados pela Sespa

Portal OESTADONET - 22/07/2022

Créditos: Imagem ilustrativa

No período de 04 a 12 de agosto, uma equipe do 9ª Centro Regional de Saúde (9º CRS) da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) estará nos municípios de Prainha, Monte Alegre, Alenquer e Curuá, no oeste do Pará, para realizar monitoramento, avaliação e capacitação nas ações de prevenção e controle dos casos investigados de doença de chagas nessas cidades. Em junho deste ano, a Sespa confirmou nove novos casos da doença na região. 

 

E desde o surgimento de cinco casos de doença de chagas, no município de Monte Alegre, quando membros de uma mesma família apresentaram sintomas da doença, que a Sespa, por meio da Diretoria de Vigilância em Saúde e o Departamento de Controle de Endemias, realiza um trabalho educativo de prevenção junto à população paraense sobre a importância dos cuidados com a alimentação. A transmissão oral pela ingestão de alimentos contaminados, principalmente o açaí, é uma das formas de contágio da doença.

 

Em Prainha, Monte Alegre, Alenquer e Curuá, a equipe do 9º CRS realizará avaliação e investigação dos casos da doença que estão ocorrendo em algumas localidades desses municípios. Será realizada ainda capacitação e desenvolvidas ações de prevenção junto à população.

 

A higiene ao manusear os alimentos segue como a principal forma de evitar a doença. Mas limpar espaços de circulação de pessoas, como quintais e banheiros externos também são cuidados importantes e que não podem ser ignorados.

 

Além disso, em relação ao açaí, produto bastante consumido pelo paraense,  a orientação é para que os ‘batedores’ evitem “bater” o açaí durante a noite e não deixem o fruto exposto, sem proteção adequada. Os casos positivos mais recentes foram registrados em pessoas que apresentaram sintomas após consumirem açaí. 

 

De acordo com dados repassados em junho pela Sespa ao Portal OESTADONET, de janeiro a junho deste ano, foram confirmados nove casos positivos da doença de chagas na região oeste do Pará. 

 

Os casos positivos em 2022 foram registrados nos municípios de Monte Alegre (5), Santarém (2), Itaituba (1) e Mojuí dos Campos (1). Em todo o Pará, este ano, já foram confirmados 62 casos positivos. Em 2021, a Sespa registrou 287 casos positivos, enquanto que em 2020 foram 230 casos da doença.




  • Imprimir
  • E-mail