Verão julho

Alunos do Senai de Santarém disputam torneio de inovação com sistema automático de reparos em eixo de rabetas

Portal OESTADONET - 13/06/2022

Equipe The Brains, de Santarém - Créditos: Divulgação/SENAI

A proposta de um sistema para facilitar e excluir a forma de montagem 100% manual de embuchamento de rabetas, que reduzirá o esforço físico do operador e aumentará a produtividade de empresa que faz manuenção de eixos desse tipo de motor de popa, garantiu o acesso à fase estadual do Grand Prix SENAI de Inovação 2022, de alunos santarenos que venceram a etapa Baixo Amazonas do torneio, promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). A competição busca encontrar soluções inovadoras para desafios reais da indústria e da sociedade.


A equipe The Brains, composta por alunos de Santarém, se destacou e vai representar a região na fase estadual, que ocorrerá em outubro, na Feira da Indústria do Pará, em Belém. Na competição, equipes multidisciplinares de vários municípios paraenses, formadas por alunos do Senai, participam de uma corrida de inovação aberta na qual criam, desenvolvem e prototipam soluções inovadoras para a indústria.

 

 

A solução apresentada pela escuderia santarena atendeu ao desafio proposto pela Indústria TSA. 

 

Para alcançar os resultados, os participantes lançam mão de uma combinação de métodos de inovação aberta e criatividade, conceitos de empreendedorismo, redes colaborativas e profissionais multidisciplinares para obter respostas diferenciadas e oportunidades reais para as soluções dos desafios lançados.

 

Para a aluna Elim Cardoso, que a integra a equipe santarena e é estudante da área de Gestão, o Grand Prix é uma oportunidade para o ingresso no mercado de trabalho, já que o torneio incentiva a descoberta de novos profissionais. “A partir desse torneio vou enriquecer meu currículo e crescer intelectualmente, no desenvolvimento de criatividade, tendo uma visão ampla e proativa de resolução de problemas, que é o que a indústria espera de nós”, diz a aluna. 

 

O aluno Lucas Mesquita, aluno de Mecânica Industrial do Senai Santarém e integrante da equipe vencedora, compartilha do mesmo pensamento de sua colega. “Esses desafios que o Grand Prix nos apresenta são reais, então estar inserido nesse processo é fundamental para o nosso sucesso no mundo do trabalho. A expectativa é a melhor possível para a etapa estadual”, complementa.

 

Na próxima fase do torneio, os alunos de Santarém vão competir com as equipes Laranjeiros (SENAI Paragominas), Six Aluminum Stars (SENAI Barcarena) e Open Minds (SENAI Canaã dos Carajás). As seletivas ocorreram durante os meses de maio e junho, tendo como sedes as unidades do SENAI Bragança, Santarém, e Getúlio Vargas - Belém.




  • Imprimir
  • E-mail