Banpara energia solar


Sem energia, moradores de Almeirim correm a locais onde há gerador para buscar água e recarregar celulares

PORTAL OESTADONET - 29/05/2022

Agência do Banco do Brasil em Almeirim - Créditos: Redes sociais

Os moradores do município de Almeirim, no oeste do Pará, está há quase 48 horas sem energia elétrica. Desde a tarde da última sexta-feira (27), a cidade, que tem cerca de 33 mil habitantes, vive o caos causado pela falta de luz. Uma torre de transmissão da empresa Equatorial Energia Pará, caiu e até o momento o fornecimento de energia ainda não foi reestabelecido. 

 

De acordo com informações do vice-prefeito de Almeirim, Karol Sarges Souza, repassadas ao radialista Bena Santana, não há qualquer previsão de a energia voltar, já que a empresa ainda segue com o serviços de reparo no local onde a torre tombou. “O município continua sem energia e as informações são muito desencontradas. O que se fala muito é que poderia voltar hoje, como daqui há uma semana”, relatou.

 

A situação na cidade é caótica, segundo Karol. Ele contou que a cidade está sem abastecimento de água e a rede municipal de saúde está sendo afetada também, já que tanto o hospital municipal e os postos de saúde dependem de energia para o funcionamento. 

 

Alguns postos de gasolina, que têm poços artesanais, estão fornecendo água para a população, que têm feito fila para conseguir água potável. Os serviços de telefonia móvel também estão com o sinal oscilando e muita gente tem recorrido a locais onde há geradores de energia para conseguir recarregar seus aparelhos para se comunicarem com amigos e familiares.

 

Muitas pessoas estão deixando a cidade para se abrigarem em cidades vizinhas da região. A preocupação maior das autoridades é com os serviços de saúde, principalmente. 

 

Em nota divulgada no sábado, a concessionária de energia elétrica informou que equipes de técnicos da empresa foram deslocadas para Almeirim afim de restabelecer o fornecimento de energia e que está empregando todos os esforços para solucionar o problema o quanto antes, utilizando embarcações e até um helicóptero.

 

“Na noite de sexta-feira (27), as equipes encontraram uma torre de transmissão sobre o solo em uma área de difícil acesso entre Jurupari e a sede do município de Almerim, o que acabou motivando a falta de energia no município. Mais de 30 técnicos da distribuidora estão engajados no local para realizar os serviços necessários à recomposição do fornecimento no menor tempo possível. As causas da queda da torre estão sendo apuradas e ainda não há como informar uma previsão para restabelecer o fornecimento de energia ao município", informa a nota.




  • Imprimir
  • E-mail