pms fev 2024 exploração sexual
rec cartão afinidade Banpará fevereiro interno

Prefeito de Santarém assina decreto que cria o Parque Natural Municipal da Rocha Negra

Portal OESTADONET - 19/04/2022

Área da Rocha Negra, em Santarém, com cachoeira, igarapés e trilhas ecológicas - Créditos: Google Imagens/2022

O município de Santarém, no oeste do Pará, acaba de ganhar um parque urbano. Nesta segunda-feira (18), o prefeito Nélio Aguiar assinou o decreto criando o Parque Natural Municipal da Rocha Negra, localizado no bairro Cambuquira, próximo à rodovia Santarém-Cuiabá (BR-163). O novo parque tem 359 hectares e possui inúmeros atrativos naturais, entre as quais se destacam a Cachoeira da Rocha Negra e as nascentes do igarapé do Irurá.

 

Desde o ano passado que a Comissão de Estudos Técnicos de Viabilidade (Cetevi) vem realizando estudos na área para a criação do parque natural e, posteriormente, a criação da Unidade de Conservação da Natureza Municipal. 

 

 

Em um vídeo publicado em suas redes sociais, o prefeito Nélio Aguiar afirmou que o próximo passo é justamente transformar o lugar em uma unidade de conservação. “Acabo de assinar o decreto que torna a área da Rocha Negra, Parque Natural Municipal da Rocha Negra. Uma área de 359 hectares. O próximo passo, após conclusão dos estudos de viabilidade na área será torna o lugar Unidade de Conservação da Natureza Municipal. É isso ai pessoal mais uma conquista para o nosso município, agora com mais uma área preservada”, comemorou o prefeito.

 

Com a criação do novo Parque Natural Municipal, a prefeitura garante meios para a preservação do ecossistema da área da Rocha Negra, que há alguns vinha sofrendo com depredação e danos ambientais. 

 

O espaço recebe a visita de pessoas que amam o contato com a natureza. As belezas naturais como as nascentes e queda d’água são atrativos para quem gosta de turismo de aventura. 

 

O decreto municipal nº 491/2022, de 18 de abril de 2022, assinado pelo prefeito, proíbe, entre outras coisas, atividades e empreendimentos efetiva ou potencialmente causadores de degradação ambiental, atividades de exploração de corte raso da floresta, atividades que impliquem no uso direto dos recursos naturais sem a devida conformidade com as leis ambientais, atividades poluidoras, regularização fundiária ou urbana.

 

A destinação final da área será definida até a conclusão dos estudos e a criação como Unidade de Conservação da Natureza Municipal, quando ficará extinta a limitação administrativa.




  • Imprimir
  • E-mail