Alfabetiza junho

Draga para garimpo é apreendida pela Capitania em Santarém

Portal OESTADONET - 20/01/2022

Balsa de dragagem foi apreendida e escoltada por lanchas da Capitania Fluvial de Santarém - Créditos: Reprodução/Tv Tapajós

Uma draga de sucção de minério foi apreendida pela Capitania dos Portos, na noite desta quarta-feira, em Santarém, no oeste do Pará. A embarcação singrava as águas do rio Tapajós em direção à região garimpeira no município de Itaituba, no sudoeste do estado, quando foi interceptada pela Marinha e apreendida para averiguação. A notícia foi divulgada pela Tv Tapajós.

 

A informação apurada pelo Portal OESTADONET é que a embarcação não possuía Licença de Operação, que é emitida pelo órgão de controle ambiental. O comando da Capitania dos Portos em Santarém ainda não se pronunciou sobre o caso. 

 

A chegada dessa dragas à região assustou os moradores, principalmente diante das últimas notícia sobre um possível dano da atividade garimpeira às águas do Tapajós. 

 

A embarcação foi filmada por várias pessoas, que compartilharam imagens nas redes sociais, alertando para a chegada do equipamento que é usado principalmente em áreas de garimpos ilegais no Alto Tapajós. 

 

Esse tipo de equipamento é usado para retirar o ouro do fundo do rio. São utilizadas longas mangueiras acionadas por pequenos geradores de energia que sugam a terra e tudo o que encontram no fundo. Depois, todo esse material é filtrado e devolvido à água. O ouro fica retido na esteira montada na embarcação.




  • Imprimir
  • E-mail