BANPARÁ BIO 2
Alfabetiza junho

Prefeitura de Santarém diz que informação sobre vacina vencida é incorreta e que doses foram aplicadas dentro do prazo de validade

Portal OESTADONET - 02/07/2021

Em nota oficial divulgada no final a tarde desta sexta-feira(2), a Prefeitura de Santarém contesta a informação divulgada pelo jornal Folha de São Paulo que 40 doses da vacina AstraZeneca, com prazo de validade vencido, foram aplicadas em Santarém.

 

"  Os lotes em questão divulgados foram recebidos no início da campanha de vacinação e foram aplicados antes da validade vencida", diz trecho do comunicado.

 

Leia a íntegra da nota:

 

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), diante da informação divulgada pelo jornal Folha de São Paulo, informa que todos os lotes de vacinas contra a covid-19 foram recebidos e utilizados dentro do prazo de validade. 

 

No início da vacinação, o sistema de recebimento de dados do Ministério da Saúde demorava até dois meses para atualizar as informações, o que aponta para erro do sistema no cruzamento de datas. Os lotes em questão divulgados foram recebidos no início da campanha de vacinação e foram aplicados antes da validade vencida.

 

A informação diz que há apenas 1 dose supostamente vencida em 5 unidades. Reforçando a ideia de erro de sistema, pois não existe frasco com apenas 1 dose de AstraZeneca.

 

A Semsa informa ainda que nossos profissionais estão sendo ágeis na vacinação. Tanto que em apenas 4 dias, após receber um lote de vacina, aplicaram mais de 17 mil doses na população.

 

A Semsa ressalta que faz aferição e possui o controle de todos os prazos das vacinas armazenadas e distribuídas às Unidades Básicas de Saúde. Para finalizar, informa que aguarda posicionamento oficial do Ministério da Saúde.
 




  • Imprimir
  • E-mail