Banpara energia solar


Confira plano de vacinação contra Covid-19 em Santarém

Kamila Andrade/Portal OESTADONET - 20/01/2021

Nesta primeira fase de vacinação contra Covid-19, o município de Santarém recebeu 6.475 doses de Coronavac para iniciar a imunização em profissionais da saúde, pessoas com mais de 60 anos que vivem em instituições de longa permanência e indígenas. 

 

Na tarde de terça-feira (19), o governador Helder Barbalho esteve no asilo São Vicente de Paulo para iniciar a vacinação em Santarém. A primeira da instituição idosa foi vacinada durante o ato simbólico. 

 

Ainda de acordo com plano de vacinação de Santarém, na segunda fase será a vez dos profissionais da segurança pública, idosos a partir de 60 anos, povos de comunidades quilombolas. Já na terceira fase, os indivíduos que possuem comorbidades serão vacinados. 

 

Na quarta fase, serão os trabalhadores de educação, forças armadas, funcionários do sistema penitenciário e população privada de liberdade. 

 

Vacinação dos profissionais de saúde

 

Nesta quarta-feira (20),  a vacina contra a Covid-19 começou a ser aplicada em todos os colaboradores da Unidade Pronto Atendimento (UPA) 24 hora, assim como em todos os profissionais do Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA) durante todo o dia desta quarta-feira (20). As duas unidades são as principais unidades de referência no tratamento de pacientes com o novo coronavírus.

 

Na UPA, as vacinas serão aplicadas por profissionais da Divisa com o suporte da equipe de epidemiologia da unidade 24h. Os colaboradores irão receber a primeira fase da imunização de acordo com um cronograma de chamamento, que foi feito com o objetivo de não aglomerar.

 

De acordo com informações da UPA, a primeira profissional  vacinada é a técnica de enfermagem. Maria de Fátima, 39 anos, atua na unidade há seis anos. Além dela, mais três colaboradores participaram do ato simbólico. Após o ato, a vacinação seguirá no miniauditório dentro UPA.

 

A UPA 24 horas é referência no primeiro atendimento de pacientes com sintomas do novo Coronavírus no município. No total, 200 profissionais receberão a vacina, que será aplicada seguindo todas as recomendações do plano Nacional de imunização.

 

O HRBA também participa da 1° fase do programa de imunização, voltado para profissionais de saúde.

 

Nesta quarta-feira, serão imunizados dez profissionais do HRBA, com atuação em diferentes setores do hospital. A aplicação da vacina acontece no auditório da unidade, a partir das 9h30.

 

Logo depois, a vacinação a mais de 600 profissionais seguirá nas dependências do Centro de Estudos e Pesquisas (CEP), durante toda a quarta-feira (20), na própria unidade.

 

A vacina também será aplicada pela Divisão de Vigilância em Saúde do município (Divisa), com apoio do HRBA.

 

Na quinta-feira (21), profissionais que atuam na Unidade de Saúde Descentralizada (USD) e idosos do Asilo São Vicente de Paulo serão contemplados.

 

Na segunda-feira, 25, será a vez dos profissionais do Hospital Municipal de Santarém Dr. Alberto Tolentino Sotelo (HMS) e do Hospital Sagrada Família. Na terça-feira (26), os profissionais do Hospital da Unimed recebem a vacina.




  • Imprimir
  • E-mail