Banpara energia solar


Não há mais vagas na UTI do HRBA para pacientes de Covid-19; Até ontem

Portal OESTADONET - 15/05/2020

A sexta-feira começa com uma péssima noticia. Todos os leitos na unidade de terapia intensiva do Hospital Regional do Baixo Amazonas, destinados a casos graves de Covid-19,  estão ocupados desde a tarde de quinta-feira.

 

A Secretaria de Estado de Saúde trabalha para que a ala da UTI seja ampliada o mais depressa possível. Para amenizar a falta de leitos em UTI, a Sespa requisitou de duas prefeituras da região cinco respiradores - dois de Belterra e três de Curuá. Esses equipamentos começaram a ser montados e testados pelos técnicos do hospital regional.


Mas os esforços não param por ai. 63 máscaras de mergulho adaptadas para facilitar tratamento de pacientes com síndrome respiratória em decorrência da Covid-19 em comunidades da Amazônia já estão sendo usadas em Santarém. A ideia é que os equipamentos ajudem a diminuir o impacto do déficit de respiradores no SUS.


O respirador é colocado como a única opção no tratamento de pessoas com a covid-19 e, hoje, ainda é. O CPAP entra como uma alternativa para desafogar os respiradores e deixá-los para serem utilizados só nos casos mais graves”, diz o médico Fábio Tozzi.


Os equipamentos foram distribuídos para o Hospital Regional do Baixo Amazonas (20), Hospital de Campanha (20), Hospital Municipal de Santarém (10) e Hospital Municipal de Belterra (8).  


A iniciativa faz parte das ações do Projeto Saúde & Alegria e conta com o apoio de parceiros, como a ong Expedicionários da Saúde.


E  nessa luta por equipamentos que auxiliem a respiração de pacientes, a Universidade Federal do Oeste do Pará, Ufopa, produziu um cápsula de ventilação respiratória não invasiva. Foram doadas três unidades para a Prefeitura de Santarém.


O uso da cápsula tem tido bons resultados na recuperação da saturação de oxigênio em pacientes com insuficiência respiratória aguda com a COVID-19, pois evita a intubação do paciente e o uso de ventiladores mecânicos.

 

Em Santarém, há 282 casos confirmados no município. Existem 69 pessoas recuperadas, 148 resultados negativos, 60 análises, 1.877 notificados/monitorados, e 1.168 monitorados já recuperados.

 

A Prefeitura informou mais um óbito em decorrência de Covid-19 no município. A vítima é um homem de 81 anos, que faleceu no dia 10 de maio e o resultado de seu exame saiu ontem. A vítima possuía comorbidades, era diabético e hipertenso. Agora já são 20 mortes por Covid 19 em Santarém, até quinta-feira.


Na região Oeste do Pará, incluindo Santarém, já foram registrados  621 casos confirmados de Covid-19, 216 estão em análise, 153 foram recuperados. Eram 29 e já são 35 mortes na região.
 




  • Imprimir
  • E-mail