pms março 2024 iptu
Banpara MARÇO 2024

Atualização: Técnica em radiologia que veio da Itália e apresenta síndrome gripal está isolada em casa

Portal OESTADONET - 13/03/2020

Atualização( 14.03.2020 - 00h30): Uma técnica em radiologia que trabalha no Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), em Santarém, no oeste do Pará, está isolada em casa com sintomas de  síndrome gripal semelhante ao novo coronavírus (Covid-19). A informação foi divulgada na madrugada deste sábado(14) pela assessoria de imprensa  da Secretaria de Saúde Pública do Pará.

 

A paciente  chegou de Roma. Na quarta, ela começou a sentir os sintomas da doença e foi imediatamente isolada. 

 

SESPA CONFIRMA INVESTIGAÇÃO

 

A mulher começou a apresentar quadro de faringite, tosse, coriza e febre alta. O caso já foi notificado à Secretaria de Estado de Sáude Pública (Sespa). A amostra clínica foi coletada da paciente e encaminhada ao Laboratório Central do Estado (Lacen-PA), em Belém, para exames de vírus respiratórios.


A paciente permanecerá isolada até chegada dos resultados dos exames e continuará recebendo acompanhamento médico. 

 

A técnica em radiologia chegou a Santarém, após uma viagem à Itália, e foi trabalhar normalmente, segundo apurou a reportagem. Após se sentir mal, ela comunicou a direção do hospital, que passou dar atenção especial ao caso da paciente. Diante das informações recebidas sobre o seu último destino, a Itália, o HRBA decidiu pelo isolamento  domiciliar da funcionária.
 

A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) informa que até o momento, foram notificados 30 casos suspeitos de Covid-19, dos quais 21 foram descartados e 09 permanecem em análise.


Dos descartados: 11 foram de influenza A H1N1, 09 foram negativos para o painel viral, e 01 foi de coronavírus HKU1.
 

Dos municípios com casos descartados: 14 em Belém, 01 em Marabá, 03 em Ananindeua, 01 em Capanema, 01 em Tailândia, 01 em Magalhães Barata.


Casos como esse só são oficialmente reconhecidos como suspeitos do novo coronavírus após confirmação do Ministério da Saúde.
 

O Ministério da Saúde considera que casos suspeitos são aqueles cujos pacientes apresentam quadro de tosse, febre alta, coriza, problema respiratório e história de viagem para país com transmissão local ou sustentada de Covid-19, conforme listagem de países divulgada pelo órgão.




  • Imprimir
  • E-mail