BANPARÁ BIO 2
Alfabetiza junho

Câmeras do Niop registram ocorrências de incêndios na área urbana de Santarém

Samuel Alvarenga - 02/10/2019

Um fato chamou atenção para as ocorrências registradas pelas câmeras de videomonitoramento do Núcleo Integrado de Operações (Niop), em Santarém, no mês de setembro: as ocorrências de queimadas na área urbana. De acordo com o Niop, alguns dos pontos monitorados revelam que terrenos baldios continuam sendo foco de pequenos incêndios.
 
 
A tecnologia de videomonitoramento começou a operar no ano de 2013 e funciona de forma setorizada. Na tela de cada monitor existem cinco pontos pertencentes ao mesmo setor. Por exemplo: na orla há câmeras na Praça da Matriz, Praça do Pescador e Praça São Sebastião. Há, também, câmeras localizadas nas entradas e saídas da cidade: BR-163, Rodovia Santarém-Curuá-Una, Rodovia Fernando Guilhon e área urbana da Cuiabá, e, também, na área bancária ao longo da Avenida Rui Barbosa.
 
 
Além das ocorrências de queimadas na área urbana, o subgerente do Niop, capitão PM Clodoaldo Maciel, cita que as câmeras têm flagrado ações de motoristas irresponsáveis no trânsito e, também, de criminosos na orla da cidade. "Pelos pontos de videomonitoramento registramos, também, ações de criminosos na orla da cidade em atividade configurada como tráfico de drogas. Esses registros são frequentemente feitos na orla e, também, no Mirante", informa.
 
 
Sobre o temporal que caiu sobre a cidade, no último dia 27/09, o sub-gerente explicou que em alguns dos pontos de monitoramento foi possível identificar pontos de alagamento, ajudando o trabalho da Defesa Civil. 
 
 
Cada câmera trabalha em regime de 360º e com raio de atuação de 8 km. Atualmente, é operada por servidores da Polícia Militar, além de voluntários civis do Corpo de Bombeiros e Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT).




  • Imprimir
  • E-mail